PAULISTA > Notícias > Desenvolvimento Econômico do Paulista realiza curso de associativismo para produtores rurais

Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca | 04/10/2023

Ação visa a qualificação e competitividade no mercado dos agricultores para dar valor agregado aos alimentos que cultivam

Para que os agricultores da cidade do Paulista possam se qualificar e dar valor agregado aos seus produtos, a Prefeitura de Paulista promoveu, nesta quarta-feira (04.10), nas dependências da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Agropecuária e Pesca, no centro da cidade, o primeiro Curso de Associativismo.  A ação visa também à competitividade da produção na venda comercial.

Para a representante do Programa Jovem Líderes do Agro da Confederação  Nacional da Agricultura e Pecuária, Marina Ximenes, a relevância do trabalho e do curso fomenta a cultura do trabalho coletivo associado. ”Por meio desse mecanismo podemos formalizar os produtores dessas comunidades rurais e assim se fortaleçam e possam comercializar organizadamente a empresas privadas e ao setor público”, afirmou a jovem líder.

“O mais importante de todo esse trabalho é a conscientização dos agricultores para que produzam no campo de modo adequado e que estejam formalizados com CNPJ. Através disso eles podem vender melhor e mais e também se tira a figura do atravessador, ou seja, eles podem negociar diretamente com o comprador escoando sua produção. Hoje o mundo é globalizado e a concorrência é mundial e os produtores devem estar preparados para essa realidade”, disse o  instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (SENAR), Charles Rene.

Por fim, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca de Paulista, Raimundo Lopes, expressou sobre a importância desse trabalho. “Não adianta desenvolver a economia do município se não se qualifica o produtor rural. Dar condições para que ele se formalize e seja eficiente é necessário. Temos hoje aqui 25 representantes do setor que vão se associar e que, após isso, vão concorrer de igual para igual com grandes empresas e compradores”, concluiu o gestor municipal.