Direitos Humanos/Cidadania |

Prefeitura de Paulista promove Ação de Saúde e Cidadania nos Terreiros

A iniciativa é fruto de um trabalho integrado da gestão municipal, facilitando o acesso da população a uma série de serviços

O bairro de Maranguape I, na cidade do Paulista, recebeu nesta sexta-feira (23/09) o programa Ação de Cidadania e Saúde nos Terreiros, promovido pela Prefeitura Municipal. A atividade foi realizada no Centro Espírita Caboclo Manoel da Luz, localizado na Rua 21, n° 45B. O templo religioso é coordenado pelo Babalorixá Plínio.

A população foi atendida com diversos serviços de saúde: aferição de pressão e glicose; emissão do cartão SUS; cotas oftalmológicas; testagem e orientações sobre IST/AIDS e distribuição de preservativos; consulta médica; orientações sobre saúde bucal; dicas acerca da saúde do idoso; informações nutricionais e de vigilância em saúde.

Também foram oferecidos os seguintes serviços de políticas sociais e direitos humanos: cadastro de crianças com autismo; inclusão e atualização do Cadastro Único; orientação sobre o Programa Auxílio Brasil; expedição de carteira de livre acesso para idosos e deficientes; encaminhamento para solicitação de segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito; cadastramento das Comunidades Tradicionais de Matrizes Africanas e Afro-indígenas; orientação sobre o enfrentamento ao racismo; orientação jurídica sobre direitos humanos.

“É uma honra e uma felicidade para mim receber essa ação da Prefeitura aqui no terreiro. São 24 anos de tradição na celebração da Festa de Cosme e Damião. A casa hoje está repleta de alegria, com vários serviços sendo oferecidos. Recebemos todos, de qualquer crença e religião. Católicos, espíritas, evangélicos, todos. A religião de matriz africana, apesar da visão totalmente distorcida que algumas pessoas têm, prega a paz, a união e o amor ao próximo. É assim que a nossa religião atua”, destacou o Babalorixá Plínio.

A iniciativa tem levado ações de cidadania a várias comunidades de Paulista, sendo fruto de uma parceria entre as Secretarias de Políticas Sociais e Direitos Humanos e de Saúde do município.

Terreiro

A comunidade contemplada é de ancestralidade Nagô, tendo uma tradição de 40 anos da Festividade de Cosme e Damião, que no Candomblé consiste na Festa de Ibeji, comemorada em 27 de setembro. Na tradição religiosa, Ibejis são os orixás gêmeos do Candomblé, cujo ritual está ligado, principalmente, à proteção das crianças. Em Paulista, a celebração acontece há 24 anos, no bairro de Maranguape I.