Serviços Públicos |

Paulista inaugura primeiro Ecoponto, no bairro de Maranguape I

A Prefeitura da Cidade do Paulista inaugurou nesta sexta-feira (1º) o primeiro dos seis ecopontos que serão implantados no município. O equipamento fica localizado na Av. Prefeito Geraldo Pinho Alves, ao lado do Centro Administrativo da Prefeitura (nº 222), no bairro de Maranguape I, e funcionará de segunda a sábado, das 7h às 17h.

A criação dos ecopontos visa incentivar a população a separar previamente os materiais a serem encaminhados para reciclagem. O espaço terá como diferencial a área de troca-troca, onde qualquer cidadão poderá deixar algum objeto que não será mais utilizado em sua casa, mesmo estando em boas condições.

Com isso, os munícipes poderão doar e receber novos itens, gerando um benefício mútuo e desafogando o sistema de lixo do município.

O local será composto por pontos de entrega voluntária de recicláveis (PEVs), além de coletar restos de poda, móveis, sofás, e até 1m³ de entulho. Na área de entrega dos itens recicláveis, foi projetado um esquema drive-thru, no qual poderá ser feito o descarte dos resíduos de acordo com sua classificação e sem precisar descer do veículo.

No caso dos resíduos da construção civil, uma área específica para descarte foi criada, contando com um caminhão poliguindaste para recolher o material e encaminhá-lo ao aterro de inertes.

Também haverá um ambiente localizado na fachada do ecoponto, destinado à doação de mudas. Os interessados podem retirar a planta e levá-la para casa sem precisar entrar no local.

A iniciativa faz parte de uma parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, com a I9 Paulista, empresa responsável pela gestão dos resíduos gerados na cidade.

O Ecoponto Maranguape I é o primeiro dos seis que serão entregues, conforme previsto em contrato com a administração municipal. As próximos instalações são previstas nos bairros de Maranguape II, Jardim Paulista, Centro, Paratibe e Janga.

Estiveram presentes no evento de inauguração o Prefeito Yves Ribeiro, os secretários Jorge Carreiro (Projetos Especiais); George Freitas (Obras e Serviços Públicos); Jota Júnior (Imprensa); Marcos Eduardo (Chefe de Gabinete), e professor e cientista político Ricardo Andrade.

Sobre o Ecoponto

O equipamento é uma área pública licenciada para transbordo e triagem, destinado ao recebimento de pequenas quantidades de resíduos volumosos, resíduos da construção civil, podas e materiais recicláveis, entregues voluntariamente por munícipes ou catadores.

Serão aceitos os seguintes itens: resíduos de construção civil, como entulhos, móveis e equipamentos domésticos; sobras de poda; pneus; material de coleta seletiva (papel, plástico, vidro, vetal); óleo de cozinha; resíduos eletrônicos; pilhas; baterias de equipamentos eletrônicos e madeiras.

Não serão aceitos lixo orgânico, animais mortos e lixo hospitalar, além de contaminantes e químicos.