Educação |

Paulista anuncia cronograma de volta às aulas presenciais na rede municipal

O município está realizando uma operação emergencial de reforma nas escolas e estabeleceu a retomada gradual do ensino presencial. Mais de 50% das unidades retornarão até o final do mês

A Prefeitura da Cidade do Paulista segue trabalhando para que o retorno do ensino presencial aconteça da maneira mais breve possível. O governo municipal anunciou nesta sexta-feira (18) o cronograma de volta às aulas presenciais após montar uma força-tarefa para a realização dos reparos necessários nas escolas.

A retomada das creches e de todas as salas de aula do ensino especial ocorrerá na próxima quinta-feira (24).

No dia 30 de março, as aulas serão retomadas em 29 (vinte e nove) escolas (ensino fundamental, anos iniciais e finais e educação de jovens e adultos), que representam percentual superior a 50% do número total de unidades de ensino.

As demais escolas retornarão gradativamente, à medida em que forem readequadas, no prazo máximo de 45 dias.

Além disso, o Município vai inaugurar, até o dia 15 de abril, sua primeira escola em tempo integral, no bairro de Maranguape II. Até essa data também serão entregues 28 novas salas de aula em diversas unidades.

O prefeito Yves Ribeiro determinou a realização de uma operação urgente, com o máximo esforço conjunto da Secretaria de Educação e das demais pastas do governo, em especial das Secretarias de Infraestrutura e de Obras e Serviços Públicos, inclusive com a suspensão de atividades não essenciais nas pastas envolvidas.

Ensino remoto

Enquanto aguardam as aulas presenciais, os estudantes da rede pública têm participado de atividades de ensino na modalidade remota, conforme autorizado para o atual período de pandemia da Covid-19.

O direito à alimentação escolar está sendo assegurado através de kits alimentação, observados os parâmetros nutricionais e acompanhado pelo Conselho de Alimentação Escolar.

No retorno às aulas presenciais, serão seguidas as recomendações do Conselho Nacional de Educação (CNE) no que diz respeito à obediência aos protocolos de segurança sanitária.