Educação |

Prefeitura de Paulista realiza premiação simbólica para medalhistas na 24ª OBA e estudantes finalistas de projetos da Rede Municipal

Nesta segunda-feira (20), a Prefeitura de Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu uma premiação simbólica para os seis estudantes da Rede Municipal de Ensino medalhistas na 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e também para os alunos vencedores de alguns projetos realizados nas escolas da rede pública.

O evento foi coordenado pela Gerência de Espaços Ampliados de Aprendizagem e aconteceu na Avenida Floriano Peixoto, nº 90, no Centro, próximo ao Terminal Integrado Pelópidas Silveira.

Os seis medalhistas da 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) são estudantes da Escola Municipal Professora Alga Marina. Com um grande desempenho, a unidade de ensino faturou uma medalha de prata e cinco medalhas de bronze na competição.

Entre os projetos desenvolvidos nas escolas, destacam-se o concurso “De carona com a poesia”, que estimula a produção de poemas pelos estudantes, e o Desafio Videos for Change Paulista, jogo que oferece aos jovens a oportunidade de abordar uma questão social com a qual se identifiquem e queiram dar visibilidade por meio da produção de vídeos.

Presente na cerimônia, o Prefeito Yves Ribeiro falou sobre a premiação. “Eu fiquei muito impressionado com as crianças, elas são bastante criativas, têm uma mente muito fértil. Eu vi trabalhos maravilhosos. É muito importante estimular a criatividade desses jovens e trazer temas importantes, trazer reflexão para o ambiente escolar. Todos estão de parabéns, todos são vencedores”, destacou.

“É fundamental desenvolver projetos conscientizadores. São sementinhas plantadas que a gente colhe frutos agora e no futuro. São essas crianças que vão mudar o futuro da nossa cidade, do nosso país, porque elas vão levar para frente aquilo que a gente está semeando hoje”, disse a secretária de Educação Jaqueline Moreira.

Rede Municipal do Paulista tem destaque nacional

Também houve uma homenagem ao projeto “Trânsito é assunto para criança”, da professora Adriana de Souza Brahim, da Escola Professor Salvador Dimech, localizada no bairro do Janga. O trabalho foi destaque nacional no Programa Educação Viária é Vital, da Fundação MAPFRE, ficando entre os 10 melhores de 445 trabalhos.

A professora Adriana, responsável pela iniciativa, buscou incentivar, durante as atividades elucidativas, o protagonismo dos estudantes na prática de ações que possibilitaram a análise da dinâmica de circulação nas vias públicas da Cidade do Paulista e também da Região Metropolitana.

Assim como o “Educação Viária é Vital”, o intuito é envolver os jovens e as famílias na solução de desafios de segurança viária e mobilidade.