Educação |

Professores da Rede Municipal do Paulista recebem capacitação para uso de sistema inteligente na Educação Especial

A implantação da tecnologia está sendo testada por meio de uma parceria com a startup Sala de Orientação Pedagógica (SOP)

A Prefeitura da Cidade do Paulista, através da Secretaria de Educação, está promovendo uma qualificação na Rede Municipal de Ensino visando a utilização de um sistema inteligente capaz de gerenciar o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) de estudantes com Transtornos Globais de Desenvolvimento - autismo e outros distúrbios.

Desde o dia 30 de setembro, docentes com especialização em Educação Especial dos polos situados nas escolas Nossa Prata, Miguel Gonçalves e Miguel Arraes estão recebendo a mentoria para o uso do Sistema II - Inclusão Inteligente, criado pela startup Sala de Orientação Pedagógica - SOP.

A ação é parte do programa de voluntariado da empresa, que em parceria com a Secretaria de Educação do Paulista, experimenta o uso do Sistema II na educação pública, sem custo algum para o município.

O mecanismo já é utilizado em escolas privadas de referência do Recife e da Região Metropolitana com o objetivo de otimizar o ensino inclusivo através da sistematização do dispositivo legal prescrito na Lei nº 12.764/2012 - Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Por meio da tecnologia, a iniciativa busca direcionar e avaliar com critérios de equidade a rotina e os avanços de estudantes com demandas pedagógicas específicas decorrentes de transtornos ou síndromes.