Meio Ambiente |

Prefeitura de Paulista entrega certificados de capacitação para catadores de produtos recicláveis

O Projeto Rescate promoveu a qualificação dos integrantes da categoria no município, estimulando a valorização e o cooperativismo entre esses trabalhadores

Nesta quarta-feira (24), a Prefeitura de Paulista realizou o encerramento da capacitação para catadores de produtos recicláveis do município, no Centro Administrativo da Prefeitura, em Maranguape I. Na ocasião, o prefeito Yves Ribeiro esteve presente e, ao final da formação, entregou aos representantes da categoria certificados, apostilas, fardamento, kit de EPI – Equipamento de Proteção Individual -, além da doação de cestas básicas.

A iniciativa ocorreu através do Projeto Rescate, do governo estadual, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação (SETEQ), e contou também com apoio do governo federal. A articulação para que a qualificação fosse realizada em Paulista foi feita pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente (SEDURTMA), com os governos estadual e federal.

O objetivo foi capacitar durante 10 dias os catadores de rua, lixão, cooperativa e associação, proporcionando a inclusão cidadã e o apoio à geração de renda. A formação foi voltada para autogestão, associativismo e cooperativismo na cadeia produtiva de reciclagem, oportunizando também conhecimento e valorização aos trabalhadores.

"Hoje é um momento de muita emoção, pois comecei nessa luta em defesa do meio ambiente e vejo aqui, junto com o governo municipal e governo do estado, a realização desse treinamento para esses catadores que são agentes ambientais. A partir dessa união, faremos um grande trabalho para fazer de Paulista uma cidade limpa e bem melhor para o meio ambiente", afirmou Yves Ribeiro.

No evento, estiveram presentes Claúdio Nunes, Secretário de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente; Kelly Tavares, Secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos; Jorge Carreiro, Secretário de Projetos e Programas; George Freitas, Secretário de Obras e Serviços Públicos; Charles Roger, Secretário de Saúde; Clécio Araújo, Secretário Executivo de Meio Ambiente; Adriana Queiroz, Secretária Executiva Estadual de Micro e Pequena Empresa e Fomento ao Empreendedorismo e Silvania Cabral, representante da Recitec responsável pelo acompanhamento do Rescate.

O secretário Cláudio Nunes destacou que essa preocupação com o meio ambiente sempre fez parte da gestão municipal. "O prefeito Yves Ribeiro sempre se preocupou em transformar Paulista em uma cidade mais sustentável, buscando a aproximação com esses trabalhadores que, com muita dignidade, ajudam toda a população de Paulista a tratar melhor os resíduos sólidos que são produzidos diariamente. Estou muito feliz em participar desse processo que transforma essas pessoas em agentes ambientais", disse.

"Em nome de todos os catadores, quero agradecer por essa capacitação, por não esquecer de nós e estar sempre buscando uma melhoria para a categoria. Que venham cada vez mais oportunidades como essa", expressou Cinthia Silva, representante da Associação dos Catadores da 15 de novembro.

A atual presidente da Associação dos Catadores do município, Regiliane Souza, destacou que "trabalhar com esta prefeitura e com um gestor como Yves Ribeiro, que é voltado para a educação ambiental, é o que a categoria precisava. Essa capacitação está sendo um divisor de águas, pois uniu forças com o governo municipal, governo do estado e lideranças comunitárias e já está dando muito certo”.