Educação |

Paulista convoca estudantes do 5º e do 9º ano da Rede Municipal de Ensino a comparecerem às avaliações externas de 2021

As provas servem para verificar o desempenho dos alunos, tendo grande importância na definição de políticas públicas e estratégias para a Educação do município. A verba federal para essa área é direcionada apenas às escolas que se submetem aos exames

No período de 22 de novembro a 16 de dezembro, serão aplicadas as avaliações externas dos alunos do 5º e do 9º ano da Rede Municipal de Ensino do Paulista. A Prefeitura da Cidade, através da Secretaria de Educação, está convocando os estudantes a comparecerem às provas, que serão realizadas nas escolas. Os pais ou responsáveis precisam procurar as unidades de ensino para se informarem sobre as datas dos exames, pois cada escola os aplicará em dias específicos.

A rede pública do município será avaliada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), pelo Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) e pela Avaliação Municipal do Desenvolvimento Educacional do Paulista (AMUDEP).

Nos dias das provas, os estudantes precisam levar lápis, borracha e caneta. Cada exame dura duas horas e trinta minutos.

Os alunos do 5º ano responderão a 48 perguntas de Língua Portuguesa e Matemática (24 de cada). Para os do 9º ano, serão 52 questões, 26 de cada disciplina.

Essas avaliações são ferramentas pedagógicas fundamentais para a articulação de políticas públicas na Educação, já que os resultados obtidos podem direcionar as metas escolares, criando estratégias baseadas nos rendimentos das instituições.

A verba federal para a Educação Municipal é direcionada unicamente às escolas que se submetem aos exames, já que são instrumentos imprescindíveis, por permitirem o acompanhamento do desempenho dos alunos, bem como do desenvolvimento do trabalho escolar. Instituições com menos de 90% de adesão perdem recursos destinados à Educação.

De modo geral, os testes servem para verificar como andam as habilidades dos estudantes no que diz respeito às capacidades textuais e matemáticas, refletindo as ações elaboradas pelos docentes e discentes no ambiente estudantil. Baseado nesses resultados, são elaborados planos visando a melhoria da educação em todas as esferas.

Calendário das avaliações

- SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica): visa avaliar a nível nacional desde os anos iniciais do Ensino Fundamental aos anos de Ensino Médio. Em 2021, as provas ocorrerão de 22 a 30 de novembro.

- SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco): avaliação estadual que observa o desempenho municipal nos anos finais de cada etapa escolar. Neste ano, as provas ocorrerão nos dias 06 e 07 de dezembro.

- AMUDEP (Avaliação Municipal do Desenvolvimento Educacional do Paulista): possui o objetivo de diagnosticar o estágio de conhecimento do aluno, como analisar a evolução do desempenho dos estudantes. Neste ano as provas ocorrerão nos dias 14, 15 e 16 de dezembro.