Educação |

Paulista realiza projeto “Aconchego da Leitura” na Rede Municipal de Ensino

A Prefeitura de Paulista está realizando a iniciativa “Aconchego da Leitura” na Rede Municipal de Ensino. A ação está dentro do projeto Leitura na Esquina, tendo como objetivo implantar espaços de leitura para auxiliar no processo de formação de leitores as escolas públicas municipais do Paulista que não têm biblioteca.

Nesta terça-feira (09), a unidade de ensino contemplada com o Projeto Aconchego foi a escola Paulo Freire, que recebeu 2 mesas brancas; 8 cadeiras brancas; 4 cadeiras coloridas; prateleiras; tatame emborrachado e livros. Esses materiais vão compor a sala de leitura da escola.

O Aconchego na Leitura ocorre por meio da parceria entre o Leitura na Esquina, a Secretaria de Educação de Paulista, empresas, ONGs e pessoas físicas. A ação é desenvolvida pela da Gerência de Espaços Ampliados de Aprendizagem, através da Coordenação de Biblioteca Escolares, da Secretaria de Educação.

Para viabilizar a iniciativa, os parceiros (empresas e pessoas físicas) doam o mobiliário, o Leitura na Esquina doa os livros e a Secretaria de Educação do município faz a articulação entre todos os envolvidos, além de escolher a escola que receberá o projeto. Até o momento, três unidades de ensino já foram contempladas, o que já impactou cerca de 500 crianças.

Todos os meses, a equipe liderada pelo professor Gláucio Ramos, idealizador do projeto, visita as escolas da rede pública municipal, emprestando livros aos alunos e desenvolvendo atividades voltadas para a leitura. Após as crianças utilizarem os itens, Gláucio os recolhe, fazendo com que esses materiais circulem entre o maior número possível de estudantes.

Leitura na Esquina

O projeto Leitura na Esquina foi desenvolvido pelo professor Gláucio Ramos, da rede pública de Paulista, em 2017, após a constatação de que seria importante a valorização das bibliotecas escolares no município. A partir dessa realidade, surgiu a ideia de criar uma biblioteca itinerante.

Gláucio, junto com apoiadores e parceiros, conseguiu o financiamento do trailer que receberia o acervo formado por doações. Desde então, o “Leitura” percorre escolas públicas e comunidades realizando empréstimos de livros, contação de história e jogos de leitura.

Além dessas atividades, o programa tem mais duas ações focadas na formação de leitores. Uma delas é justamente o “Aconchego da Leitura”, e a outra é o “Paulista de carona com a poesia”, que consiste em um concurso de produção de poemas.