Políticas Sociais |

Prefeitura de Paulista vai promover ações em alusão ao Dia da Consciência Negra durante todo o mês de novembro

A programação terá início no dia 08 e contará com uma série de palestras, formações, roda de diálogos, ações de saúde e cidadania nos terreiros, além da I Expo Afro do Município do Paulista

A Prefeitura da Cidade do Paulista, por meio da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, vai promover o Mês da Consciência Negra em novembro. A iniciativa terá como tema "Desconstruindo o racismo e ressignificando a cidade do Paulista", contando com uma série de ações entre os dias 8 e 30 deste mês.

O objetivo é refletir ainda mais sobre a importância do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, bem como fomentar o debate sobre o assunto, além de destacar as ações pró-igualdade racial e inclusão social em Paulista.

A programação vai possibilitar ainda aos coletivos, movimentos e sociedade em geral reflexões acerca da importância das ações afirmativas para a consolidação da equidade e da justiça social no município, através de palestras, formações, cursos, oficinas, debates e exposições.

I Expo Afro

Coordenada pela Diretoria de Política de Promoção à Igualdade Racial do Paulista, a I Expo Afro do município será realizada dentro desta programação, no próximo dia 12 de novembro, das 14h às 21h, na Feira de Paratibe. A exposição será promovida em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Administração das Regionais, SEBRAE, MNU Paulista, UNEGRO Paulista, Marcha Mundial das Mulheres – Núcleo Paulista e o Coletivo Obirin.

Como um ambiente coletivo, a feira evidencia o trabalho de 40 empreendedores afros, dos mais diversos segmentos, e promove espaços para o empoderamento negro, contra a discriminação, o racismo, a injúria racial e a intolerância religiosa.

O local oferece apoio, incentivo, fortalecimento e geração de renda para os empreendedores negros e os futuros empreendedores, permitindo a eles a troca de experiências, além de buscar o diálogo com esses trabalhadores, a fim de construir melhores condições para empreender na cidade.

Dentro do cronograma, haverá também o desfile do Projeto Beleza Itinerante, realizado pelo Sebrae, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Na apresentação, será demonstrada toda a parte técnica de maquiagem para a pele negra e de tranças e penteados afros.

“60% dos jovens acreditam que o empreendedorismo é uma alternativa para a mudança social. Para que os jovens negros iniciem a carreira no empreendedorismo, é necessário dialogar algumas estratégias de encorajamento e de preparo desses jovens. Uma dessas medidas é a questão do ‘black money’, que tem como objetivo o giro de capital dentro da comunidade afrodescendente, onde nós buscamos incentivar que consumidores negros comprem de produtores negros, fortalecendo o fluxo desse mercado. Outro fator bastante importante é a representatividade, pois quanto maior o número de negros em posição de liderança, mais a população se vê representada e com vontade de investir e arriscar no seu próprio negócio", destacou a Diretora de Igualdade Racial do município do Paulista, Nathalia Valeska.

Confira a Programação completa do Mês da Consciência Negra: