Esportes |

Atletas Kawani Sophia e Maria Eduarda trazem medalhas de ouro para Paulista

As jovens atletas Kawani Sophia e Maria Eduarda chegaram nesta sexta-feira (5) à Cidade do Paulista e foram recebidas pela Prefeitura Municipal e por seus familiares no Aeroporto Internacional do Recife-Guararapes. Kawani Sophia, 13 anos, conquistou três medalhas de ouro nos Jogos Escolares Brasileiros 2021 (JEB’s), na modalidade de ciclismo. Já Maria Eduarda Oliveira Brandão, também de 13 anos, conquistou a medalha de ouro no Taekwondo, na categoria até 59 kg, após vencer quatro lutas.

“A sensação de conquistar essa vitória e essa vaga para o Sul-Americano é incrível, indescritível. Foram quatro lutas cansativas, mas com bons resultados. É uma recompensa pela minha capacidade, meu esforço, de todos os dias treinando com a minha professora, com minha técnica”, disse Maria Eduarda.

Em agosto, a jovem Kawani venceu a terceira etapa da 13ª Copa Brasília de Triathlon (ciclismo, natação e corrida), na categoria Sprint, realizada em Brasília. Como a modalidade não está presente nos JEB's, ela escolheu competir no ciclismo.

“Não consigo explicar, só tenho gratidão em conquistar o ouro nos JEB’s. Foram muitos dias de dedicação para chegar ao pódio", disse Kawani Sophia.

Para as treinadoras Conceição Margarida (Ceça) e Micheliny Barros – treinadoras de Kawani e Maria Eduarda, respectivamente -, a atuação das jovens durante os jogos mostram que elas tiveram conduta e comportamento de grandes campeãs.

"Foi brilhante. Elas foram muito bem técnica e fisicamente. Deram um show de tática e comportamento psicológico, foi um exemplo do que é um grande atleta e do que é acreditar no treinamento", afirmou Ceça.

JEB’s

Os Jogos Escolares Brasileiros têm por finalidade proporcionar a participação dos estudantes-atletas brasileiros em atividades desportivas, promovendo a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos.

Promovida pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), em parceria com o Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial do Esporte, a principal competição desportiva escolar brasileira foi retomada após 17 anos suspensa.

Na edição de 2021, cerca de seis mil alunos, de 12 a 14 anos, participaram do torneio no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. As atividades aconteceram nas mesmas instalações que foram usadas nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

Os esportes presentes nos jogos são os seguintes: Atletismo, Atletismo Adaptado, Badminton, Ciclismo, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Judô, Karatê, Wrestling, Natação, Taekwondo, Tênis de mesa, Xadrez; e coletivas - Basquete, Futsal, Handebol, Voleibol e Vôlei de praia.