Esportes |

Jovem atleta paulistense é campeã nacional de Taekwondo nos Jogos Escolares Brasileiros e conquista vaga para o Sul-Americano

Maria Eduarda já havia sido medalhista de ouro nos Jogos Escolares de Pernambuco, disputados em outubro. Com o título brasileiro, ela agora vai representar a Cidade do Paulista na competição internacional

No último domingo (31), a jovem paulistense Maria Eduarda Oliveira Brandão, 13 anos, foi campeã nacional de Taekwondo nos Jogos Escolares Brasileiros 2021 (JEBs), disputados na cidade do Rio de Janeiro, no Parque Olímpico, de 30 de outubro a 5 de novembro. Moradora de Paratibe, a adolescente conquistou a medalha de ouro na categoria até 59 kg após vencer quatro lutas.

Com o título, a atleta garantiu a sonhada vaga para os Jogos Escolares Sul-Americanos, que acontecerão no mês de dezembro, em Brasília (DF). As datas serão definidas após a conclusão dos JEBs. No campeonato, ela vai representar a Cidade do Paulista e certamente terá uma grande torcida.

Maria Eduarda já havia se sagrado campeã dos Jogos Escolares de Pernambuco, no dia 6 de outubro. A competição ocorreu entre os dias 2 e 22 desse mês, no Parque Esportivo Santos Dumont, localizado no Recife. A medalhista de ouro faz parte da Equipe Ativa Combat desde os 9 anos. De acordo com sua treinadora, Patrícia Aquino, além de ter muito talento, ela sempre foi muito dedicada, treinando todos os dias da semana.

"A pandemia atrasou a estreia nas competições, mas na primeira oportunidade colocamos ela para disputar e ela já teve um resultado expressivo. Duda é muito dedicada e treina muito", disse a mãe da lutadora, Luciana Oliveira.

Nas segundas, quartas e sextas-feiras, Duda, como é conhecida, treina na turma infantil. Nas terças e quintas, ela participa da turma dos adultos, em uma preparação específica para campeonatos oficiais. Para alcançar os resultados recentes, precisou de muita determinação, foco e concentração.

“A sensação de conquistar essa vitória e essa vaga para o Sul-Americano é incrível, indescritível. Foram quatro lutas cansativas, mas com bons resultados. É uma recompensa pela minha capacidade, meu esforço, de todos os dias treinando com a minha professora, com minha técnica. O que eu tenho para falar é que vocês nunca desistam. Se você tem um sonho, vá atrás, corra, porque só quem pode conseguir ele é você, ninguém mais”, disse Maria Eduarda.

JEBs

A principal competição desportiva escolar brasileira foi retomada após 17 anos suspensa. Na edição de 2021, cerca de seis mil alunos, de 12 a 14 anos, participam do torneio no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, até 5 de novembro. As atividades acontecem nas mesmas instalações que foram usadas nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

Os jogos escolares são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. O intuito é proporcionar a participação dos estudantes-atletas brasileiros em atividades desportivas, promovendo a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos.