Políticas Sociais |

Veja como será a transição do Bolsa Família para o Auxílio Brasil em Paulista

Os moradores da Cidade do Paulista inscritos no Cadastro Único há menos de 24 meses (dois anos) não precisarão atualizar as informações cadastrais para receberem o Auxílio Brasil, novo programa federal de distribuição de renda, que vai substituir o Bolsa Família. Apenas os que tiverem inscritos há mais de 24 meses (dois anos), sem nenhuma atualização nesse período, precisam realizar o procedimento.

De acordo com o Ministério da Cidadania, os beneficiários do Bolsa Família migrarão automaticamente para o Auxílio Brasil, que vai utilizar a base de dados do atual programa.

Aqueles que não estão no CadÚnico, contudo, precisam realizar a inscrição. Ter o Cadastro não garante a entrada automática no novo programa, mas é pré-requisito para a essa entrada seja avaliada. A previsão é que o pagamento do novo auxílio comece no mês de novembro.

Através da Secretaria de Políticas Sociais, a Prefeitura de Paulista solicita aos usuários que possuem celulares com sistema Android ou IOS que baixem o aplicativo “Meu Cadúnico''. Pelo App, é possível visualizar todas as informações referentes ao cadastro, inclusive as atualizações pendentes, se for o caso.

Como se inscrever no CadÚnico

As inscrições ocorrem em todos os CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do município. As unidades funcionam de segunda à quinta, das 8 às 12h.

São necessários os seguintes documentos: CPF; RG; comprovante de residência; carteira de trabalho e certidão de casamento (todos originais).

Quem pode se inscrever no CadÚnico?

Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 550) ou renda mensal total de até três salários mínimos (R$ 3.300). Quem tiver renda maior, mas estiver vinculado a algum programa social, seja ele federal, estadual ou municipal, também pode se inscrever. A inscrição também pode ser feita por pessoas que vivem em situação de rua.