Saúde |

Paulista abre inscrições para as Pré-Conferências Municipais de Saúde

Usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços do SUS podem se inscrever de 18 a 20 de outubro, de forma online e presencial

A Prefeitura de Paulista iniciou, nesta segunda-feira (18), as inscrições para as Pré-Conferências Municipais de Saúde que ocorrerão nos dias 22 e 25 de outubro. Os interessados que preenchem os pré-requisitos têm até às 17h da próxima quarta-feira (20) para se inscrever de forma online, através do link https://forms.gle/uSgF25aLkco1uR7R9, ou presencialmente, na sede do Conselho Municipal de Saúde – Rua Pompeu José da Silva, s/n, Centro.

Para cada pré-conferência serão disponibilizadas 80 vagas, sendo 40 para usuários, 20 para trabalhadores e 20 para gestores/prestadores de serviços do SUS, além das 48 vagas destinadas aos conselheiros municipais da Saúde do Paulista. Para o dia 22/10, poderão se inscrever os usuários, trabalhadores, gestores/prestadores de serviços dos territórios III e IV. No dia 25/10, participarão os representantes dos territórios I e II.

As inscrições passarão por um processo de validação. A confirmação será encaminhada ao e-mail cadastrado, só estando apto a comparecer quem tiver o pedido validado.

Tendo em vista a importância da participação popular no planejamento da Saúde, o município criou um formulário no qual os segmentos sociais do SUS poderão sugerir propostas para a melhoria do setor na Cidade do Paulista. O link (http://forms.gle/BxefBcirZK9yAoXx9) para o envio das sugestões está disponível até esta terça-feira (19).

As Pré-Conferências funcionam como momento preparatório para a Conferência Municipal de Saúde, elaborando as propostas que serão discutidas nesse evento, além de eleição dos delegados usuários, trabalhadores e gestores/prestadores de serviços do SUS com direito de fala e voto sobre as propostas.

X Conferência Municipal de Saúde do Paulista

Através do Decreto nº 111/2021, o Prefeito Yves Ribeiro convocou a X Conferência Municipal de Saúde do Município do Paulista, que terá como tema “O SUS salva vidas, o negacionismo mata”. Em razão da pandemia de Covid-19, o número de participantes será reduzido.

Assim como o Conselho Municipal de Saúde, a Conferência Municipal de Saúde é uma das instâncias colegiadas do SUS, contemplando a participação dos diversos segmentos sociais (usuários, trabalhadores, gestores/prestadores de serviços).

A convenção funciona de forma paritária, tendo como principal objetivo a elaboração de propostas para subsidiar a construção do Plano Municipal de Saúde dos próximos quatro anos (2022-2025) a partir das necessidades do município.

O processo de realização é conduzido por uma comissão paritária formada por conselheiros municipais de Saúde do Paulista, com o apoio de um grupo técnico da Secretaria de Saúde Municipal.

Veja a programação das Pré-Conferências:

- Dia 22/10/2021 (13h às 17h): FASUP (Av. Dr. Cláudio José Gueiros Leite, 3580, Janga) – As vagas para esse dia são destinadas aos usuários, trabalhadores, gestores/prestadores de serviços dos territórios III e IV

- Dia 25/10/2021 (13h às 17h): Uninassau Paulista (Centro, ao lado do Paulista North Way Shopping) - As vagas para esse dia são destinadas aos usuários, trabalhadores, gestores/prestadores de serviços dos territórios I e II