Saúde |

Prefeitura de Paulista abre Semana da Pessoa com Deficiência

Durante a programação, serão realizadas ações de saúde, direitos humanos e educação inclusiva. Também serão oferecidas oficinas para os profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e do Sistema Único de Saúde (SUS), entre outras atividades

Na manhã desta segunda-feira (23), a Prefeitura da Cidade do Paulista realizou a abertura da Semana da Pessoa com Deficiência, no auditório do Centro Administrativo, em Maranguape I. A iniciativa é uma parceria entre o Conselho Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência da cidade do Paulista (COMID), a Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação do município. Durante a programação, serão realizadas ações de saúde, direitos humanos e educação inclusiva, com atividades semipresenciais.

Antes de iniciar a cerimônia, os presentes realizaram a oração de São Francisco. Na ocasião, o Prefeito Yves Ribeiro reafirmou o compromisso com as políticas públicas inclusivas. “O nosso maior objetivo é servir as pessoas. A humildade é o ponto mais importante de uma gestão pública, inclusive na temática da inclusão social”, disse o gestor.

De acordo com a secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Kelly Tavares, durante a Semana serão realizadas oficinas para os profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e do Sistema Único de Saúde (SUS). Também acontecerão ações voltadas para as políticas para a Pessoa com Deficiência, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com a participação da secretaria de Saúde.

De acordo com o secretário de Saúde, Charles Roger, o município tem vários projetos de inclusão social, buscando a integração entre as pastas. “Essas secretarias envolvidas têm políticas públicas muito importantes para a gestão. Em nome do nosso prefeito Yves Ribeiro, essa união das pastas é imprescindível”.

Em razão da pandemia, as atividades serão semipresenciais e cumprirão todas as normas sanitárias, atendendo às expectativas da temática apresentada. "A iniciativa visa, junto à sociedade civil, refletir sobre a importância da inclusão escolar dos estudantes com deficiência, bem como os benefícios que isso oferece a toda sociedade", afirmou a secretária de Educação, Jaqueline Moreira.

Segundo a coordenadora de Educação Especial da Rede Municipal, Maria José Calado, o evento promove ações de incentivo ao debate e reflexão sobre a necessidade de um olhar mais acurado acerca das políticas públicas para os estudantes com deficiência. "É levada em conta a necessidade de conscientização sobre a importância de todos os estudantes aprenderem juntos", declarou Maria Calado.

A superintendente de Direitos Humanos, Mirella de Lucena, da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, e a coordenadora de Políticas da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Saúde, Ana Maria Carvalho, participaram da abertura e reforçaram a importância da programação.

A Semana da Pessoa com Deficiência se fundamenta na Lei Estadual nº 13.381/2007, e, por ter sofrido alterações posteriores, foi disciplinada pelo art. 240 da Lei Estadual nº 16.241/2017.

Transmissão

Na terça-feira (24), a Secretaria de Educação vai disponibilizar, em seu canal do YouTube, a palestra “Práticas pedagógicas no contexto das diferenças”. Confira no link https://youtu.be/MhM73HQufLQ.