IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Turismo |

Prefeitura de Paulista realizará Mutirão de limpeza nas áreas internas do Forte de Pau Amarelo

A ação terá início neste sábado (06). Os serviços serão realizados por profissionais da  Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude


Na manhã desta quarta-feira (03), Sidney Valério,  Secretário  de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude e o Secretário Executivo da pasta, Isaac Ramos, realizaram uma visita ao Forte de Nossa Senhora dos Prazeres do Pau Amarelo, mais conhecido como Forte de Pau Amarelo. O encontro teve como objetivo analisar as atuais condições do local.  


A Secretaria definiu que no próximo sábado (06) será realizado um mutirão de limpeza no local. A limpeza ocorrerá nas salas que ficam na parte inferior do forte. O objetivo é garantir mais qualidade aos visitantes que frequentam o ambiente. O Forte é um importante local de turismo para a cidade. Em 2009, na gestão do Prefeito Yves Ribeiro, o ambiente passou por uma revitalização.


Forte de Pau Amarelo

A construção começou no ano de 1729 e continuou até o ano de 1738. Em 1745, uma notícia de que o Forte só tinha sido construído pela metade fez com que o Rei de Portugal ordenasse a continuação das obras. Devido às inúmeras pausas, em 1762 as obras projetadas ainda não haviam sido concluídas. Uma planta datada daquele ano mostra que o revelim não havia sido construído e o fosso não estava aberto e mais uma vez as obras não foram concluídas

Em 1808, a conclusão do Forte de Pau Amarelo foi projetada, uma nova planta foi enviada a Portugal e as obras foram reiniciadas. O projeto não foi concluído e as obras do Forte foram encerradas em 1808. Apesar de não ter sido concluído na íntegra, o forte continuava ocupado e artilhado.

Na década de 90, o Forte de Pau Amarelo encontrava-se desarmado e abandonado, em um longo processo de degradação. Em 1973, o forte foi restaurado pelo IPHAN.


Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441