Saúde |

Saúde do Paulista retoma entrega dos óculos do programa Olhar Paulista

Alunos da Rede Municipal de Ensino do Paulista receberam, na manhã desta sexta-feira (14.08), mais uma remessa de óculos pelo programa Olhar Paulista. Mesmo sem as aulas presenciais, a garotada terá mais qualidade de vida e também vai ajudar no desempenho nas atividades on-line oferecidas pela Secretaria de Educação. Os estudantes contemplados pertencem às Escolas Municipais Jaime Gonçalves Bold, Salvador Dimech e Maria da Conceição da Paz.

Com dificuldade para enxergar, Maria Beatriz da Conceição, 10 anos, da Escola Jaime Gonçalves Bold disse que os óculos vão ajudar em casa e também nas atividades com o  computador. “Quando estava estudando eu sentia dificuldade em enxergar para assistir as aulas por isso me sentava na primeira fila. Só enxergava o quadro embaçado e tinha ficar bem perto dele. Estou feliz a armação é muito fofa”.

Desde que foi lançado em 2015, o programa realizou mais de duas mil consultas e entregou  982 óculos. A secretária de Saúde do município, Fabiana Bernart, explicou como será a retomada do programa durante o período da pandemia.

“Nós vamos retomar o programa de outra forma mesmo que as aulas presenciais não voltem este ano. A partir de agora, aqueles alunos que realizaram a triagem serão chamados para que que sejam feitas as consultas com o oftalmologista e também retomar as consultas com aqueles alunos que já utilizam óculos para manutenção. Isso tudo respeitando as medidas de segurança para se prevenir à Covid-19”, finalizou.

“Essas crianças têm toda uma vida fora da escola, seja em casa, seja brincando e acessando a internet. Então os óculos são muito importantes para a vida dos nossos estudantes. Por isso, faço questão de entregar pessoalmente porque sei como é difícil ter problemas de visão principalmente na hora de estudar”, enfatizou o prefeito do Paulista Junior Matuto.

Presente à entrega dos óculos, o secretário de Educação do Paulista Carlos Júnior Ribeiro disse que o programa Olhar Paulista garante mais desenvolvimento no aprendizado. “  Foram 12 mil crianças que passaram pela triagem e a entrega desses óculos nesse momento é muito importante porque as crianças estão em casa usando smartphone, tabletes e computadores forçando a vista”.

A entrega aconteceu no auditório do Centro Administrativo, em Maranguape I, seguindo todos os protocolos de prevenção ao Coronavírus, respeitando o distanciamento e o uso de máscaras recomendado pelas autoridades sanitárias. O programa Olhar Paulista  é fruto de uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação e do Lafepe.