Educação |

Para minimizar impactos da pandemia na evasão escolar, Educação do Paulista lança programa Nenhum a Menos

Pensando em criar medidas para combater a evasão de alunos em tempo de Coronavírus e a reinserção no ambiente escolar na retomada das aulas presenciais, a Secretaria de Educação do Paulista lançou virtualmente, nesta quarta-feira (12.08), o programa Nenhum a Menos, em parceria com o UNICEF e o Itaú Social.

A metodologia desenvolvida pelo UNICEF consiste em realizar uma busca ativa das crianças e dos adolescentes em idade escolar que abandonaram a sala de aula nos meses anteriores à pandemia e também aqueles que não conseguem mais acompanhar as atividades online desenvolvidas pela secretaria. A implementação da estratégia e o acompanhamento serão aplicados no município pela Associação Cidade Escola Aprendiz.

“Nós sabemos que precisamos enfrentar a exclusão escolar. E é muito importante que o município do Paulista tenha aderido ao programa Nenhum a Menos. A criança ou adolescente deixa de assistir aula por diversos motivos e nós precisamos identificar o “porquê” para garantir que ela retorne à escola e a permanência do vínculo através de toda uma rede de acompanhamento com um conjunto de políticas articuladas”, disse a representante do UNICEF, Júlia Ribeiro.

“É importante nós fazermos esse diagnóstico juntamente com os gestores para que todas as crianças permaneçam em sala de aula. Devido à pandemia, nós já estamos nos antecipando e vamos intensificar o mapeamento dos alunos. Nós já temos resultados satisfatórios na rede porque diminuímos bastante a evasão escolar. Isso é fruto das nossas parcerias e do nosso trabalho em conjunto com toda a comunidade escolar”, enfatizou o secretário de Educação Carlos Júnior Ribeiro.

“É muito importante garantir o acesso à Educação e nós teremos um novo horizonte quando essas crianças retornarem à sala de aula mesmo na pandemia com todas as medidas de segurança e até durante as aulas remotas e que possam retornar com segurança e não tenha nenhum a menos” afirmou Sônia Dias, do Itaú Social.

De acordo com a gerente de Articulação Comunitária da Educação e coordenadora do programa no município Valdenize Honório enfatizou que mesmo durante a pandemia a secretaria já está realizando esse levantamento da ausência dos alunos. “ Nós já identificamos as crianças que não estão acompanhando as atividades remotas ou não estão buscando o kit merenda. Além disso, nós temos os dados do último censo escolar e vamos trabalhar para que esses alunos sejam inseridos novamente  à escola”.

Participaram do lançamento online, a secretária de Políticas Sociais e Esportes do município Mércia Falconeri, a superintendente da Secretaria de Saúde Renata Ferreira, o representante do Conselho Escolar Wil Vitorino e Cíntia Soares, da Associação Cidade Escola Aprendiz.  A iniciativa é uma ação conjunta das secretarias de Saúde e Políticas Sociais, além do Conselho Escolar e Tutelar.

Evasão Escolar:

Os investimentos na área de Educação estão tornando o ensino público no Paulista mais qualificado e mais atraente para os alunos. Um dado importante que indica esta conclusão é a diminuição significativa da evasão escolar na rede municipal, que aparece no último relatório apresentado pelo Ministério da Educação (MEC), com uma redução no percentual de estudantes que abandonam o ambiente escolar no Ensino Fundamental. A evasão escolar diminuiu em 52% ao longo dos sete anos e meio da gestão.