Mobilidade/Trânsito |

População pode solicitar remoção de carcaças e de veículos abandonados irregularmente nas vias públicas do Paulista

A Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais do Paulista segue disponibilizando o número do Plantão de Acidentes (9.9942-1363) para a população solicitar a remoção de carcaças e de veículos que são deixados, irregularmente, nas vias públicas. Além de ajudar na recuperação dos espaços públicos, o serviço tem contribuído com a saúde e a segurança, já que, em muitos casos, a carcaça e as peças do veículo permitem o acúmulo de sujeira e de água, virando depósito de dejetos ou esconderijo para usuários de drogas e assaltantes.

Assim como o número do Plantão de Acidentes, a Prefeitura disponibiliza para o relato deste tipo de caso o aplicativo de celular Paulista Conectada, que funciona 24h por dia, os sete dias da semana. Quando denunciado, o caso é avaliado pela equipe da Secretaria para ver se existe ou não a necessidade da remoção. Geralmente, o que caracteriza o abandono é o estado de deterioração do veículo.

Vale destacar que a remoção é uma medida administrativa, e, por isso, não tem o cunho punitivo, ou seja, se o condutor (ou proprietário) comparecer ao local onde o veículo está estacionado e decidir retirá-lo de forma espontânea não será necessária a remoção ao pátio por parte do poder público. A exceção seria os veículos roubados ou furtados, nestes casos, o correto é acionar a Polícia Militar para a verificação do fato.