Servidor |

Paulista celebra Dia Mundial de Combate a Hanseníase com exames gratuitos

A Prefeitura do Paulista, através de uma ação conjunta o Governo do Estado, realizou, nesta terça-feira (27), uma importante ação em alusão ao Dia Mundial da Hanseníase, celebrado sempre no último domingo de janeiro – este ano, no dia 25. Na ocasião os paulistenses tiveram acesso a exames gratuitos para identificar sintomas dessa doença que é transmitida pelo ar. O trabalho foi realizado na Praça João Pessoa, no Centro da cidade, na qual ficou estacionado, das 8h30 às 13h, um ônibus com três consultórios móveis onde foram realizados testes dermatológicos gratuitos.

O motorista Hildo José de Aguiar, de 54, morador do bairro de Arthur Lundgren I, foi uma das 84 pessoas atendidas na ação coordenada pelas secretarias Municipal e Estadual de Saúde. Ele ficou feliz em poder participar dos exames e, apesar de apresentar algumas manchas na pele, saber que não foi diagnosticado com Hanseníase. “Essa ação é importante porque a gente faz o exame na hora. É muito bom. Deu tudo certo”, avaliou o paulistense.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no total de pessoas examinadas, cinco tiveram diagnóstico positivo para o bacilo de Hansen – sendo quatro delas moradores do município do Paulista e uma de Olinda -  e precisaram ser encaminhadas imediatamente para o atendimento médico no Programa de Saúde da Família mais próximo de suas casas. Os pacientes também foram orientados por voluntários do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), instituição sem fins lucrativos que age, através de atividades de conscientização, prevenção, tratamento, diagnóstico e reabilitação dos infectados pela doença.

Em 2014, segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrou 24.612 novos casos de hanseníase. Já a Secretaria de Saúde do Paulista informou que o município contabilizou 82 novos casos da doença em 2013, contra 47 em 2014.