Meio Ambiente |

Através de um conjunto de orientações, Paulista busca direcionar a população a preservar, planejar e aumentar área verde na cidade

Pensando em aumentar a área verde da cidade ordenadamente, de modo que venha a atender a cada cenário, o município do Paulista, na Região Metropolitana, criou algumas diretrizes de preservação, planejamento, e plantio de árvores no município. A principal delas é o Plano Municipal de Arborização.

Dentro do Plano existe o manual de "boas práticas" quando o assunto é poda e plantio de árvores. Através dele, é possível saber quais espécies devem/podem ser plantadas nas calçadas ou praças, por exemplo. Nas calçadas, é recomendável o plantio de árvores de pequeno a médio porte para evitar transtornos futuros como danificação do passeio público ou muros. Neste caso, é importante que o morador utilize o manual, ou até mesmo entre em contato com a Secretaria Executiva de Meio Ambiente, para tomar a melhor decisão.

Sobre a poda de árvores em áreas públicas, ela só é permitida perante a avaliação e a autorização da prefeitura, que ao constatar a necessidade, executa o serviço. Só é permitida a execução da poda pelo morador quando a árvore se encontra em área privada, porém, tem de ser de acordo com o plano de arborização. Fazer retirada de mais de 50% da copa da árvore é crime ambiental.

Com relação às denuncias sobre crimes ambientais, o munícipe deve ligar para o telefone da Secretaria Executiva de Meio Ambiente 3433-1311, utilizar o app Paulista Conectada ou até mesmo o e-mail do Núcleo de Sustentabilidade Urbana nsusemapaulista@gmail.com.

A fiscalização ocorre de maneira permanente, porém, é muito importante que as pessoas colaborem realizando denúncias ao perceberem irregularidades em podas ou até mesmo erradicações de árvores feitas sem autorização. Clique aqui e tenha acesso ao manual completo de arborização do município.