Tributos |

Finanças do Paulista reforça atendimento remoto para evitar aglomerações na secretaria

A Secretaria de Finanças do Paulista, visando facilitar o acesso dos contribuintes aos serviços financeiros e tributários, neste momento de isolamento social, orienta e incentiva todos que precisarem, utilizem o Portal do Contribuinte, para encaminhar ou resolver suas pendências, evitando deslocamento até a SEFIN, para evitar se expor ao contágio do Coronavírus.

Para encontrar os serviços disponíveis no site da prefeitura – www.paulista.pe.gov.br, lá você clica sobre o link portal do contribuinte e cadastra uma senha, ao acessar, escolhe entre os diversos serviços e documentos, que estarão disponíveis neste ambiente virtual, como Certidão Negativa, IPTU, ITBI, CIM e ISSQN

Neste espaço você também poderá solicitar a Avaliação de Imóvel para ITBI consultar os dados de um Processo, acompanhando sua movimentação. Terá também disponível a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica - NFS-e, documento de existência exclusivamente digital, gerado e armazenado eletronicamente pela prefeitura ou por outra entidade conveniada, para documentar as operações de prestação de serviços.

A geração da NFS-e será feita, automaticamente, por meio de serviços informatizados, disponibilizados aos contribuintes. Para que sua geração seja efetuada, dados que a compõem serão informados, analisados, processados, validados e, se corretos, gerarão o documento.

Outro documento que o contribuinte pode dispor no Portal é a Declaração Mensal de Serviços Eletrônica (DMSe), um sistema que possibilita ao contribuinte a efetuar a declaração de todos os documentos fiscais emitidos e/ou recebidos mensalmente, para a posterior emissão do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) e o devido recolhimento do imposto.

ITBI

Para realizar a Solicitação de Avaliação de Imóvel para ITBI será necessário anexar a documentação listada abaixo (fique atento apenas aos que se enquadram à sua situação):

- Comprovante de residência, cópia dos documentos pessoais (R.G. e C.P.F. ou C.N.H.) do Adquirente, cartão de inscrição no C.N.P.J. da empresa, contrato (Compra e Venda/Cessão/Promessa/Permuta/etc..., procuração/Autorização com firma reconhecida para Terceiros solicitarem ITBI, cópia dos documentos pessoais do Procurador/Autorizado

Durante a análise de sua solicitação, caso seja necessário anexar novos documentos, bem como alterar documentos já anexados anteriormente, você poderá fazê-lo através do próprio Portal do Contribuinte.

Ao término do procedimento será informado um número de processo para acompanhamento de sua tramitação, que poderá ser feito através do próprio Portal do Contribuinte.

Caso você não consiga acessar a área restrita ou está com dúvidas sobre seu encaminhamento, a secretaria também disponibilizou atendimento através dos e-mails  serec.sefin@paulista.pe.gov.br / superintendenciaserec.sefin@paulista.pe.gov.br / imobiliarioserec.sefin@paulista.pe.gov.br / mercantilserec.sefin@paulista.pe.gov.br, além dos telefones – 9.9942-1536 ou o 9.9707-0329.