Saúde |

Cuidados ao sair de casa durante a quarentena

A determinação é de não sair de casa durante a quarentena de prevenção do covid-19, principalmente pessoas que estão no grupo de risco (idosos, asmáticos, diabéticos, com problemas cardiovasculares e muitos outros).

No última sexta-feira (20), o governador, Paulo Câmara, anunciou o fechamento de estabelecimentos comerciais não-essenciais, serviços e obras de construção para conter o avanço do novo coronavírus no estado. Serviços essenciais continuam funcionando como farmácias, supermercados, padarias.

Evitar sair de casa durante esse período de reclusão é fundamental para a segurança. Opte por compras on-line e delivery, vão até os estabelecimentos apenas em caso de necessidade. Mas se necessário sair veja quais os cuidados tomar enquanto estiver fora de casa:

• Escolha um horário provável de menor quantidade de pessoas;

• Opte por estabelecimentos perto de casa;

• Não leve as mãos até a boca, olhos e nariz enquanto estiver nos locais;

• Mantenha a distância de um metro dos outros consumidores;

• Dê preferência ao uso de cartões ao invés do dinheiro;

• Se possível leve um álcool em gel para higienizar as mãos enquanto estiver na rua;

• Evite demorar muito nos locais;

• Quando chegar em casa lave bem as mãos com água e sabem em água corrente.