Gabinete do Prefeito |

Paulista aciona Gabinete de Gerenciamento de Risco para atualizar Plano de Contingência e Proteção da Defesa Civil

O Gabinete de Gerenciamento de Risco do Paulista, reativou na manhã desta sexta-feira (20.03), o Plano de Contingência e Proteção da Defesa Civil. O Plano que foi implantado há sete anos, envolve todas as secretarias municipais, que deverão atualizar as informações e as ações que serão colocadas em prática este ano, no intuito de garantir uma cidade segura durante o período de inverno

As secretarias de Segurança Cidadã e Defesa Civil, Saúde, Educação, Serviços Públicos, Desenvolvimento Urbano, Políticas Sociais, Finanças e Assuntos Jurídicos, participam efetivamente do Gabinete de Gerenciamento de Risco, planejando e monitorando a atuação de cada secretaria que por sua vez, atualiza as ações que serão colocadas em prática, durante o funcionamento do plano de proteção aos moradores em áreas de risco, como morros e alagados.

Segundo o secretário de Segurança Cidadão e Defesa Civil, Manoel Alencar, o Plano é uma preparação da cidade para garantir segurança no período de inverno. “Graças a este plano que construímos desse o início da Gestão Junior Matuto, que a cidade atravessa invernos difíceis sem o registro de mortes por conta de deslizamentos de barreiras. Infelizmente, registramos duas mortes ano passado, na Mirueira, mas causadas por uma fatalidade, uma árvore caiu sobre um poste, que por sua vez, atingiu uma casa.  Mas, o resultado de nosso trabalho tem sido muito positivo e é assim que queremos continuar”, informou Alencar.

O grupo de trabalho coordenado pelo Chefe de Gabinete Francisco Padilha, já tem um plano básico construído para seguir, só precisando atualizar as ações de cada secretaria envolvida. “A gente já tem um planejamento construído e implantado que vem dando certo. Começamos a operação inverno, com a limpeza de canais e o monitoramento das encostas. Acionamos as demais secretarias para apresentarem seus planejamentos o mais breve possível. Estamos esperando um inverno rigoroso, por isso queremos deixar tudo pronto para qualquer eventualidade. Se Deus quiser, vamos atravessar mais este inverno com segurança e tranquilidade”, concluiu Padilha.

Por conta da necessidade de isolamento social, imposto pelas ações de combate ao Coronavírus, a secretaria de Defesa Social e Segurança Cidadã só atenderá as ocorrências de extrema urgência. Caso a população tenha alguma demanda, poderá acionar a equipe da Defesa Civil através do número 153 ou pelo aplicativo Paulista Conectada. A situação será avaliada e as medidas tomadas de acordo com a necessidade.