Gabinete do Prefeito |

Paulista avança no Plano de Contingência do Coronavirus reforçando atendimento da saúde e coibindo aglomerações

O prefeito Junior Matuto, em reunião com os secretários municipais, na tarde desta quinta-feira, 19.03, avaliou os impactos das ações de combate ao Coronavirus que foram implementadas em Paulista, no início da semana e anunciou novas medidas que serão colocadas em pratica, para avançar no Plano de Contingenciamento municipal e fortalecer a luta contra a evolução do Convid -19 na cidade.

Na reunião, o gestor municipal definiu que o momento é de diminuir o funcionamento das secretarias que não têm interface direta com a população e que podem funcionar de forma remota, sem aglomerar pessoas nas filas de espera. Em contrapartida, as secretarias que precisam manter o atendimento à população, como a Secretaria de Finanças, Saúde, Políticas Sociais e Defesa Civil receberão reforços de colaboradores e equipamentos.

“O que a gente precisa são duas coisas: convencer a população da importância de ficar o maior tempo possível dentro de casa, longe das ruas e de aglomerações para não se contagiar. E garantir o acolhimento de quem precisar dos serviços públicos. Temos secretarias que podem trabalhar de forma remota e que o morador pode acionar os serviços por nosso site. A ideia é que essas secretarias coloquem parte de seus funcionários para trabalhar em casa e indiquem colaboradores para reforçarem o trabalho das demais secretarias que não podem parar o atendimento à população. A exemplo da Saúde, que vai receber um importante reforço a partir da próxima semana”, adiantou o prefeito Junior Matuto.

Dentre as medidas tomadas via decreto municipal, destacam-se a antecipação do 13º salário dos aposentados e pensionistas para a esta sexta-feira (20.03); a suspensão das aulas nas escolas municipais, desde a terça-feira (17.03), por tempo indeterminado; entrega da merenda escolar em forma de cesta básica, a partir da próxima terça-feira, 24, a cada aluno matriculado na rede pública de ensino.

Na saúde, programas como o Mais Visão, de cirurgia de catarata, e as aulas do Saúde em Movimento, a coleta de material para exames laboratoriais e das consultas oftálmicas no CEVIP (Centro de Visão de Pernambuco), além de programas como o Saúde nos Bairros, foram todos suspensos para evitar pessoas na rua ou em filas. Outra medida importante foi a antecipação da vacina H1N1, para a próxima segunda-feria, 23.03, que facilitará o diagnóstico. Estão suspensas também as férias dos servidores públicos por três meses. Já os servidores acima de 60 anos foram liberados do trabalho presencial, protegendo assim este grupo mais vulnerável à doença.

O prefeito solicitou da secretaria de Assuntos Jurídicos que seja decretado estado de emergência no município com o objetivo de que a gestão possa adquirir equipamentos e materiais de higiene pessoal e proteção para os servidores que atendem aos munícipes, a exemplo dos profissionais em Saúde e de Políticas Sociais.

Paulista segue com nenhuma confirmação do Coronavirus na cidade. Até o momento, foram notificados 19 pessoas, sendo 03 já descartados e 16 continuam em investigação.