Cultura |

Sucesso do bloco Cavalo Branco coloca o Carnaval do Paulista em patamar de destaque em PE

Considerado um dos principais atrativos da folia de Momo do Paulista, o bloco Cavalo Branco desfilou nesta segunda-feira de Carnaval, arrastando uma multidão pelas ruas da comunidade de Maranguape II. Com quatro trios elétricos e orquestras de frevo, a agremiação teve um público estimado em 60 mil pessoas, um dos maiores dos 17 anos de história. Quem participou da festa pode curtir shows com Marcelo Falcão (ex-O Rappa), Alinne Rosa (ex-Cheiro de Amor), Forró do Moído e banda Inove. A cada ano, o sucesso da agremiação consolida o Carnaval da cidade como um dos principais de Pernambuco.

A festa começou no início da tarde, por volta das 15h, na Rua 78, onde os foliões se concentram todos os anos. Quase duas horas depois, o desfile teve início, sendo puxado pelo prefeito Junior Matuto, um dos fundadores do bloco. O chefe de Gabinete do município, Francisco Padilha marcou presença mais uma vez, percorrendo todo o trajeto até a Av. “A”. Lá a animação ficou ainda mais completa com os shows. O deputado federal, João Campos, também fez parte da folia.

“O Carnaval do Paulista tem uma característica muito marcante que é levar a alegria para as comunidades. O Cavalo Branco é uma prova disso. Além de ser um bloco da paz, ele consegue reunir muitas famílias de Maranguape II. Já virou tradição do bairro. Eu quero aproveitar para agradecer a todos de uma forma geral que estão curtindo a folia não só aqui, mas na nossa cidade como um todo. Que seja mais um Carnaval de descontração, alegria e muita paz”, disse o prefeito Junior Matuto.

Em 2020, a organização do bloco chamou a atenção dos foliões mais uma vez. Destaque também para o aparato de segurança, que contou com policiais da Força Nacional, do 17° BPM, bombeiros civis e seguranças particulares. Os Guardas Municipais também acompanharam todo o desfile e ainda usaram o ônibus de videomonitoramento para flagrar eventuais delitos. O evento teve ainda ambulâncias, distribuição de preservativos e orientações da Vigilância Sanitária; educadoras sociais com orientações sobre trabalho infantil e abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Isso sem falar da questão da mobilidade que contou com a participação dos agentes de trânsito.

O chefe de Gabinete do município, Francisco Padilha, fez questão de registrar que neste ano o município está apoiando um número muito significativo de agremiações. “Com o título Carnaval dos Carnavais, a gestão do prefeito Junior Matuto mantém a política de fortalecimento dos tradicionais blocos de rua, apoiando 258 agremiações e valorizando os artistas da região. Algo muito importante para a cultura da nossa cidade”, destacou.

Mas a folia não foi só em Maranguape II. Na área das praias, a animação ficou por conta do bloco As Katraias de Pau Amarelo, que contou com muita irreverência do público masculino que se vestiu de mulher para desfilar numa animação da Av. Arquiteto José Geraldo Castro Paes até o Forte de Pau Amarelo, na rodovia PE-01. A folia foi comandada pelo cantor Cristiano Diniz.

Já na comunidade do Engenho Maranguape, a segunda-feira de Carnaval foi na Av. Agamenon Magalhães, nas proximidades da Escola Estadual Maestro Nelson Ferreira, com o desfile do bloco Os Linguarudos. Esse foi o 25° ano da agremiação, que surgiu de uma brincadeira com os fofoqueiros do bairro. A festa ficou por conta da banda Estrela e de Jr Nascimento.

Nesta terça-feira (25.02), vários desfiles de blocos carnavalescos, inclusive infantis, continuam animando a folia de momo na cidade. Logo cedo, às 10h, As Milindrosas prometem agitar o bairro do Engenho Maranguape. Já na parte da tarde, às 14h, o bloco As Catraias vai fazer a animação dos foliões no bairro da Aurora. E para quem pensa que a programação é só para os adultos, está enganado, as crianças também vão poder curtir o Carnaval de forma divertida e segura.

O tradicional Bloco Algodão Doce vai fazer a alegria dos baixinhos no bairro de Paratibe, a partir das 15h. Nesse mesmo horário, a meninada também vai poder se fantasiar e brincar no Bloco Palhacinho, em Jardim Paulista Baixo. A grande atração da brincadeira é o Palhaço Chocolate.