Gabinete do Prefeito |

Paulista e IFPE fortalecem parceria na educação

A parceria entre a Prefeitura do Paulista e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) está resultando em mais frutos positivos para a população do município. A novidade agora é que a instituição acaba de liberar uma área para a gestão construir uma creche ou Centro Municipal de Educação e Desenvolvimento Infantil (CEMDI) no mesmo terreno onde vai funcionar o Campus do IFPE na cidade, localizado em Maranguape I. O assunto foi tema de uma reunião que ocorreu nesta sexta-feira (21.02) envolvendo representantes da prefeitura e do instituto de ensino.

No início da primeira gestão do prefeito Junior Matuto, o município cedeu o referido terreno para o IFPE construir uma sede definitiva, que atualmente está em obras. Na época, a instituição funcionava numa sede provisória no bairro da Vila Torres Galvão. Hoje, alguns anos depois, a direção do instituto retribui o gesto de colaboração e oferece ao município condições de criar vagas na Educação Infantil.

“Foi uma satisfação muito grande quando soubemos da intensão do instituto federal de disponibilizar uma área para que possamos instalar uma creche no local. Então nós aceitamos a ideia e viemos verificar como está o andamento da obra do Campus e também do espaço que está sendo liberado. Tenho certeza que a construção dessa unidade vai beneficiar a população como um todo, mas especialmente as mulheres, sendo um local onde elas podem deixar os filhos e desenvolver suas atividades”, destacou o chefe de Gabinete do Paulista, Francisco Padilha, que na ocasião representou o prefeito Junior Matuto.

O diretor geral do Campus IFPE Paulista, George Galdêncio, comentou sobre a antiga relação do instituto com a Prefeitura. “Esse projeto é um sonho que está perto de se concretizar. E a parceria com a gestão municipal a cada dia vem sendo fortalecida e intensificada. Neste momento estamos oferecendo um espaço para a creche, onde haja um lugar para que as mães coloquem seus filhos”, frisou.

O secretário da Educação, Carlos Ribeiro Jr, revelou que a construção da creche vai chegar em boa hora. “O bairro de Maranguape I está crescendo bastante com a chegada de novos habitacionais. A construção de um equipamento público como uma creche ou um Centro Municipal de Educação e Desenvolvimento Infantil (CEMDI) é muito importante para essa área, uma vez que a chegada de novos moradores vai gerar uma demanda considerável. Isso sem falar da estrutura do Centro Adm da Prefeitura, que reúne muitas secretarias municipais, onde as servidoras também poderiam ser beneficiadas matriculando os filhos”, explicou.

A reunião desta sexta-feira também contou com a presença do secretário municipal de Segurança Cidadã e Defesa Civil, Manoel Alencar, e do diretor da pasta, Laurindo Venceslau.