Segurança e Mobilidade |

Formação da Guarda Municipal é discutida em reunião no Paulista

Representantes da Prefeitura do Paulista e do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) estiveram reunidos, nesta quarta-feira (19), no auditório da secretaria municipal de Segurança Cidadã e Defesa Civil, no Centro, para ajustar os últimos detalhes de uma formação que em breve será ofertada ao efetivo da Guarda Municipal do Paulista e de outras cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR).

Com a proposta de formar os profissionais de segurança a partir de uma perspectiva humanizada, pautada pelos direitos humanos e diversidade social, o curso de formação da Guarda Civil Municipal está dentro de um conjunto de ações do projeto piloto de enfrentamento a criminalidade violenta “Em Frente, Brasil”.

A iniciativa prevista para começar no mês de maio vai contemplar, inicialmente, 200 Guardas Municipais, a maioria deles de Paulista, cidade que vem tocando junto com o Governo Federal, o programa “Em Frente, Brasil”. O curso será dividido em três módulos, que juntos, terão uma duração de aproximadamente 12 semanas.

“As aulas teóricas ocorrerão de segunda a sexta-feira, na EREM Professor Arnaldo Carneiro Leão, em Maranguape I. Já aulas práticas (defesa pessoal e artes marciais) ocorrerão sempre aos sábados, no Centro Administrativo do Paulista, também em Maranguape I”, detalhou o secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil, Manoel Alencar.

A reunião de elaboração do plano de trabalho para a execução do curso de formação da Guarda Municipal contou com a participação do sub-comandante da Guarda Municipal do Paulista, Emerson Santos; do diretor Geral do IFPE Campus Paulista, George Gaudêncio; da coordenadora Pedagógica do IFPE, Márcia Girlene e Silva, entre outros.