Educação |

Ano letivo inicia cheio de expetativas na rede municipal de ensino do Paulista

O primeiro dia de aula na Escola Municipal Paulo Freire, no Janga, em Paulista, foi marcado pela alegria e com muita animação. Momento de muitas expectativas para os novos alunos e de matar a saudade para os veteranos.

Na quadra poliesportiva, professores e gestores escolares se reuniram para desejar boas vindas aos estudantes que estavam acompanhados pelos familiares, na manhã desta quarta-feira (05.02).

O evento também contou com a presença do prefeito Junior Matuto, do Chefe de Gabinete Francisco Padilha e do secretário de Educação Carlos Júnior, além dos servidores da pasta.

O pequeno João Victor Teixeira, de sete anos, que emocionou a todos ao fazer uma oração, disse que estava animado com a volta às aulas. “Estou feliz porque eu adoro a escola, a diretora e os professores. É bom estudar porque aprendo muito”, disse.

Já Iasmin Vitória, de sete anos, 2º ano do Ensino Fundamental contou que estava feliz por rever as professoras. “Eu gosto de ler e de escrever. Estou muito feliz porque eu amo a escola e todas as professoras”.

O Chefe de Gabinete Francisco Padilha falou sobre a importância do primeiro dia de aula na vida das crianças. “É muito gratificante a gente está aqui no primeiro dia de aula dos nossos alunos porque nós relembramos da nossa época. Tem muita ansiedade para encontrar os amigos e saber o nome dos professores. Então hoje estamos revivendo esse momento com as nossas crianças e ver a alegria deles é muito emocionante”.

“Depois de ter anunciado o reajuste de 13% para os professores municipais e também a reforma do magistério e da gestão democrática, estamos iniciando o primeiro dia na Escola Paulo Freire, uma escola que revitalizamos e onde todas as salas receberam ar condicionado. Então sabemos que a Educação é um conjunto de atitudes, tocada por pessoas comprometidas e que cada mais vez mais queremos a comunidade dentro das escolas. A escola é patrimônio deles. A dificuldade é grande, mas estamos conseguindo oferecer uma rede municipal cada vez melhor para as nossas crianças”, enfatizou o prefeito Junior Matuto.

“É sempre bom receber os alunos nesse clima de confraternização numa escola totalmente requalificada. As matrículas aumentaram na nossa rede isso é uma prova do trabalho que estamos realizando em toda a rede. Um reconhecimento dos pais e dos alunos. Estamos ampliando o número de vagas em toda nossa rede para atender essa demanda. Este ano, ainda vamos inaugurar a primeira escola em tempo integral e novos CEMEDIS. Então nós só temos que comemorar”.

Mais de 19 mil alunos da rede municipal de ensino retornaram às aulas do primeiro semestre nesta quarta-feira (05.02). Atualmente a rede conta com 62 unidades de ensino, entre os Centros Municipais de Educação e Desenvolvimento Infantil (CEMEDI), Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial.