Segurança e Mobilidade |

Paulista participa da construção do Plano Local de Atuação Integral para segunda fase do projeto Em Frente Brasil

Foram três dias de oficinas, no Museu Cais do Sertão, Centro do Recife, para a construção do Plano Local de Atuação Integral, voltado para a segunda fase do programa “Em Frente Brasil”. O comitê interministerial, composto pelas secretarias municipais de Paulista, do governo do estado, além dos ministérios do governo federal, se reuniu com o intuito de discutir sobre propostas de ações sociais, econômicas e de segurança para consolidar o programa do Ministério da Justiça e Segurança no município.

O trabalho foi coordenado pela equipe da Escola de Gestão de Brasília e os representantes das secretarias foram divididos em grupos, para a construção do Plano, através de programas de combate à violência, onde mais de 30 propostas foram criadas e enviadas para serem validadas em Brasília, de acordo com o secretário de Política de Prevenção a Violência a Drogas, Clóvis Benevides. “Essas propostas entram na perspectiva de implementação dos cronogramas para definir metas, resultados e prazos, dando início a segunda fase de um programa que incrementa as ações de segurança em Pernambuco”, afirmou.

“Foi de extrema importância para as secretarias a construção desse plano de segurança, que contempla além da parte de prevenção, a parte social, tornando possível solucionar problemas que são nascedouros da questão da violência”, enfatizou a secretária Executiva de Política para as Mulheres, Bianca Pinho Alves.

A primeira fase, chamada de “choque operacional”, teve início no dia 30 de agosto com ações integradas entre as agentes de segurança federal, estadual e municipal, consolidando resultados importantes na redução da criminalidade.

Paulista já conta com alguns programas e ações sociais voltados para a prevenção, como o Maria da Penha Vai à Escola, criado pela gestão em 2013 para promover a igualdade de gênero a partir de conteúdo e ações implementadas em sala de aula.