Tributos |

Carnês do IPTU 2020 chegam a partir terça-feira (21) nas residências dos paulistenses

A partir desta terça-feira (21.01) os contribuintes do Paulista começam a receber os boletos do IPTU 2020. A Secretaria Municipal de Finanças selou uma parceria com os Correios para realizar a distribuição dos mais de 93 mil carnês. Neste ano, o vencimento do tributo é dia 10 de fevereiro. A data é a mesma para o pagamento em cota única ou na modalidade parcelado.

“A expectativa é de que ao longo dessa semana 95% dos carnês sejam entregues nas residências dos paulistenses. Serão quase duas semanas de antecedência em relação ao vencimento. Isso possibilita que os contribuintes façam o planejamento financeiro com mais tranquilidade”, salientou o secretário-executivo de Receita, Marcelo Mandú.

Quem está em dia com o Fisco já tem garantido 20% de desconto no pagamento da cota única. Os proprietários de imóveis que possuem algum débito com o município também conseguem abatimento no pagamento de uma só vez. Nesse caso, o desconto é de 10%. Aquelas pessoas que optarem pelo parcelamento – que pode ser feito em até nove vezes – não ganham nenhum tipo de redução no que está sendo cobrado.

Neste ano, o valor do IPTU não sofrerá aumento real, apenas uma atualização de 2,54% pela inflação, que corresponde ao Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA). Apesar disso, caso o contribuinte verifique alguma inconsistência no seu carnê pode procurar à Secretaria Municipal de Finanças para esclarecer as dúvidas pessoalmente. O órgão fica na Avenida Marechal Floriano Peixoto, S/N, Centro do Paulista, próximo à Prontoclínica Torres Galvão (PTG). O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta, das 07h30 às 16h.

PORTAL DO CONTRIBUINTE – Os contribuintes do Paulista já podem consultar os valores do IPTU 2020 na internet. Para tornar o acesso mais fácil e prático, a Secretaria de Finanças disponibilizou um passo a passo de como usar o portal oficial do município. O tutorial é bem simples e conta apenas com seis etapas. Confira:

1 – Acessar o site da Prefeitura do Paulista (www.paulista.pe.gov.br) e procure a opção do Portal do Contribuinte no menu vertical do lado direito da página;

2 – No Portal do Contribuinte acesse o menu vertical do lado esquerdo e clique na opção DAM do Exercício Atual;

3 – Preencha os campos solicitados (sequencial do imóvel ou inscrição do imóvel). Esses dados podem ser obtidos nos carnês dos anos anteriores;

4 – Selecione a opção que melhor se adequa em relação à forma de pagamento (carnê total – cota única e parcelas, DAM consolidado, ou escolha um intervalo de parcelas deseja pagar);

5 – Use preferencialmente como vencimento o dia 10 de fevereiro;

6 – Digite o código da imagem que aparece e clique em imprimir.