Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca |

Paulista segue trabalhando no fortalecimento do desenvolvimento econômico, do turismo e da cultura

Com o objetivo de fortalecer o turismo no Litoral Norte, a Prefeitura do Paulista juntou forças com os municípios que, ao lado dela, compõem a chamada Costa Náutica Coroa do Avião (Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Ilha de Itamaracá e Goiana) e criou uma frente que une entes públicos e empresários do ramo hoteleiro na divulgação do nosso litoral. Além disso, esse grupo de municípios também participa, através das instâncias governamentais, do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), do Governo Federal.

Com o fortalecimento do Cadastro do Turismo (CADASTUR); a atualização do inventário turístico e cultural da cidade; com a criação do Conselho Municipal de Turismo; e também do calendário de eventos do município, que conta com eventos importantes, como o Carnaval, Semana Santa, o Paulistar, o Réveillon, entre outros, Paulista conseguiu elevar a sua classificação no mapa turístico brasileiro, onde subiu da categoria “D” para a categoria “C”. Isso se reflete na ampliação do poder de captar investimentos para o desenvolvimento do turismo na cidade.

Ações importantes também estão sendo realizadas para a preservação do patrimônio histórico. A gestão municipal conseguiu aprovar a segunda etapa do projeto de requalificação do Forte de Pau Amarelo. O projeto está orçado em R$ 360 mil e prevê a restauração do telhado, guarda-pó, da pintura, além da recuperação das portas, dos pisos, do terrapleno, da parte elétrica, hidráulica, da construção de dois banheiros, camarins e a instalação de ar-condicionado.

Na área cultural, a Prefeitura do Paulista realizou o I Fórum de Cultura, que foi fundamental para a criação do Conselho Municipal de Cultura. Formado por 16 integrantes (sendo oito representantes da gestão e mais oito representantes da sociedade civil), a função do grupo de trabalho é debater e propor políticas públicas voltadas para o segmento. Além disso, foi criado também o Cadastro Cultural, uma ferramenta que visa identificar os grupos e artistas da cidade, por segmento, com o objetivo de aproveitá-los nos eventos da cidade já em 2020.

Pensando na saúde dos animais, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura do Paulista, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco (ADAGRO-PE), realizou a vacinação de mais de 400 animais, em mais de 30 propriedades rurais do município. Ainda na zona rural, a prefeitura iniciou, em parceria com o Instituto Pernambucano de Agronomia (IPA), o Cadastro Ambiental Rural, onde 60 propriedades rurais foram incluídas na lista. E na Mata do Ronca, a prefeitura realiza o acompanhamento de pequenos agricultores que participam de projetos de Hortas Mandalas.

Visando a ampliação do mercado de trabalho para jovens aprendizes, o município do Paulista sediou o Fórum Pernambucano de Aprendizagem Profissional (FORAP). A iniciativa reuniu representantes do Ministério Público, Prefeitura, Jovens Aprendizes e empresários no debate sobre a ocupação da juventude no mercado de trabalho.

Mesmo em um ano de muitas dificuldades, a gestão municipal não cruzou os braços e criou em agosto de 2019 a Sala do Empreendedor. Nos primeiros meses, mais de dois mil atendimentos já foram realizados. O espaço veio para facilitar a vida dos empresários de pequeno, médio e grande porte do município, unindo diversas secretarias municipais, e desburocratizando a obtenção do Alvará de Funcionamento, que pode sair em até 30 minutos. A sala dispõe ainda de atendimento para a aquisição do certificado digital, e através dos parceiros da rede bancária, também é possível adquirir linhas de crédito.

Em parceria com o Sebrae, Paulista recebeu a Semana do Empreendedor, com os serviços já ofertados na Sala do Empreendedor, além de reunir representantes da rede bancária, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, e de secretarias municipais.

A gestão conseguiu junto a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) a liberação da documentação do Condomínio Paulista (no entorno da fábrica da InBetta), localizado na rodovia PE-22, que irá beneficiar na implantação de mais cinco novas empresas em Paulista. Os empreendimentos, juntos, irão investir mais de R$45 milhões de reais na cidade.

O Centro de Distribuição da atacadista Assaí também está chegando ao município. O centro irá atender os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, e Paulista foi escolhida pela posição estratégica em que encontra. Serão investidos R$ 30 milhões de reais no empreendimento, gerando 470 vagas de emprego, entre diretas e indiretas.

A gestão municipal fechou uma parceria com o Governo do Estado para recapear o trecho da rodovia PE-18 nos limites entre Paulista e Abreu e Lima. A obra está orçada em R$ 2 milhões de reais e irá beneficiar mais de 30 empresas que estão localizadas no complexo industrial de Paratibe. O recapeamento está previsto para começar ainda no primeiro semestre de 2020.