Direitos e Saúde da Mulher |

Politicas públicas voltadas às mulheres colocam Paulista em patamar de destaque em Pernambuco

A gestão do prefeito Junior Matuto vem fazendo um papel de grande importância no que diz respeito às políticas públicas voltadas ao público feminino da cidade. Podemos ver isso através do exitoso trabalho que a Secretaria Executiva de Politicas para as Mulheres do município realiza na cidade. São inúmeras ações e programas executadas sob o comando da secretária Bianca Pinho Alves. Nesse ano de 2019, além de ter sido um ano de inovação, a secretaria continuou investindo em iniciativas que mudaram e continuam mudando a vida de muita gente.

O projeto Maria da Penha vai à Escola, por exemplo, foi criado pela gestão em 2013 para promover a igualdade de gênero a partir de conteúdos e ações implantadas nas salas de aulas. O programa ocorre graças a uma estratégia importante, com ações integradas, atuando na educação de meninos e meninas da rede municipal. A iniciativa faz parte do Programa Gênero e Educação, que inclui a capacitação em gênero na formação dos profissionais de educação, também na sensibilização dos pais e mães dos alunos da rede municipal de ensino. Atualmente, o programa faz parte de todas as instituições públicas de ensino município, e outras privadas.

Já na área de saúde, foi lançado esse ano o programa Maria da Penha Vai à Saúde, que visa incentivar e destacar a importância do profissional da saúde na identificação das mulheres que são vítimas da violência doméstica e familiar. A iniciativa é mais uma política pública de gênero que objetiva o enfrentamento à violência no município. Cerca de 300 profissionais da saúde foram capacitados para ajudar e trabalhar em defesa da mulher.

Visando promover e incentivar as mulheres a terem uma vida financeira independente, no Paulista North Way shopping existe um espaço que ajuda o público feminino a divulgar seus trabalhos e com isso ganhar um dinheiro para completar a renda, ou até mesmo para viver dessa renda que o artesanato traz. Estamos falando do Espaço Fêmea. O funcionamento do espaço tem como principal característica fortalecer o empoderamento da mulher.

Empreendedorismo e empoderamento são sinônimos da EXPOFEMEA, uma feira de artesanato feita por artesãs do Paulista que reúne também artesãs de outras cidades da Região Metropolitana para que possam expor e vender seus produtos feitos por elas mesmas. Lembrando que os produtos sempre são expostos e vendidos para o público em geral.

Além  da preocupação da prefeitura de incentivar a vida autonomia financeira da mulher através da arte, a gestão também tem o cuidado de fazer com que elas administrem seu dinheiro da melhor forma possível. Por isso, no mês de agosto, foi realizada uma oficina cujo objetivo era orientar e capacitar as mulheres para administrar melhor suas finanças e conseguir melhores resultados no seu negócio.

Também foi criado um curso de qualificação e formação voltado para as trabalhadoras domésticas, onde 30 paulistenses puderam, através desse curso, conhecer técnicas para exercer a profissão com mais eficiência e qualidade, além de descobrir mais sobre as políticas públicas.

Paulista é um município que luta e faz valer as políticas públicas para as mulheres e por conta disso, o 51° Fórum de Gestoras de Organismos Municipais de Políticas para as mulheres aconteceu na cidade. Ele é realizado em uma regional diferente a cada dois meses, sendo que a última reunião do ano foi no Plenário da Câmara dos Vereadores, no Centro da cidade. O intuito do encontro foi trocar experiência de tudo que cada município vem fazendo em prol da mulher.

A Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres também realizou uma ação intitulada de “Eles por Elas”, com o principal intuito de conscientizar, alertar e tornar o homem parceiro na luta da violência contra a mulher. Através do ato “Eles por Elas”, o público masculino foi às ruas no Centro do Paulista para reafirmar que o alvo da Lei Maria da Penha é punir os covardes que agridem as mulheres. A iniciativa serviu para sensibilizar ainda mais a população sobre o assunto.

Para a secretaria Bianca Pinho Alves, responsável por esse conjunto de ações, muita coisa foi feita durante esse ano, mas a luta é constante e não pode parar. “Encerramos o ano de 2019 com muito trabalho, êxito e sucesso nas políticas públicas implantadas no município. Foram muitas ações e projetos desenvolvidos, e que se tornaram política pública. Somos pioneiros no que se diz respeito à saúde e bem estar da mulher. E um ponto que podemos ressaltar bem é a ação “Eles por Elas”, que mostra que nossa forma de fazer política para as mulheres esta sendo compreendida, respeitada e trazendo cada vez mais parceiros, parceiros esses que vem para a causa sabendo que o protagonismo é todo da mulher”, concluiu  a gestora.