Direitos e Saúde da Mulher |

Maria da Penha vai à Escola divulga resultado das escolas premiadas

Nove escolas municipais participaram da quarta edição do prêmio Maria da Penha Vai à Escola. No evento, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (18.12), os estudantes realizaram apresentações de jogral, peças teatrais, paródia e dança popular. Entre as categorias premiadas estão: redação, artigo e apresentações culturais envoltas do tema da violência contra a mulher. Esse projeto pioneiro na rede de ensino municipal serviu de exemplo para cidades vizinhas.

O Maria da Penha vai à Escola foi criado para que desde cedo os alunos da rede municipal da cidade tenham consciência que as mulheres merecem respeito, seja em casa, na escola ou em qualquer outro lugar.  Para que todos juntos lutem para que acabe a violência contra a mulher e para que vejam a mulher na sociedade como capaz de fazer as mesmas coisas que se dizem ser capacitados apenas para homens.

Para a secretária Executiva de Políticas para as Mulheres do Paulista, Bianca Pinho Alves, é muito satisfatório e exitoso um programa tão importante como esse dar certo. “São sete anos desse programa que é exitoso, que roda em toda rede municipal do Paulista. É um programa da gestão que é totalmente voltado para as mulheres. Começou lá atrás com duas escolas e hoje abraçamos todo o município, nas escolas municipais e privadas. Em 2016 o programa passou a ser prêmio e chegamos à quarta edição. Nosso intuito é ensinar dentro da sala de aula que através do respeito, vivemos em uma sociedade de paz, para que haja mais igualdade, principalmente para as mulheres de Paulista”, destacou a gestora.

Eu acho uma boa iniciativa, pois as crianças de hoje em dia têm acesso a informação, com isso, eles entendem que a mulher pode ser empoderada, sem precisar financeiramente de homem algum. Sabemos que a violência contra a mulher acontece muito, todos os dias, mas, são projetos como esse que ajudam a diminuir. Eu fico muito feliz em saber que tem projeto que incentiva a mulher ser o que ela quiser”, ressaltou a estudante de 13 anos, Gabrielle Vitória.

Quem também esteve presente no evento foi o secretário de educação do município, Carlos Junior, ele comentou sobre a importância do evento e da parceria com a Secretaria da Mulher. “Estamos na sétima edição do programa Maria da Penha vai à Escola, que junto à secretaria da mulher, está realizando um trabalho de conscientização com as nossas crianças a partir dos 4 anos, que é onde eles estão formando opinião, sabendo que devem respeitar não só as mulheres, e sim a todos. Nosso papel é ultrapassar as barreiras da escola, fazendo com que essas crianças pratiquem em casa o que foi aprendido na escola”, contou.

Legislação – O prêmio Maria da Penha vai à Escola iniciou como campanha, passou a ser projeto e por fim foi instituído por Lei como prêmio municipal pelo prefeito Junior Matuto. Isso significa que as futuras administrações municipais não poderão desconstituir a ação.

A iniciativa é uma parceria entre as secretarias de educação e mulher, que juntos, destacaram as escolas premiadas por seus trabalhos desenvolvidos em prol à mulher. A seguir, confira as escolas premidas:

Escola Municipal Irmã Assunta

Escola Municipal Manoel Gonçalves da Silva