Direitos e Saúde da Mulher |

51° Fórum de organismos de política para as mulheres acontece no Paulista

Na manhã desta quinta-feira (12.12), o plenário da Câmara Municipal do Paulista recebeu o 51° Fórum de Gestoras de Organismos Municipais de Políticas para as mulheres da RMR, e dos municípios de Caruaru, Garanhuns e Petrolina. A ação é de extrema importância e tem como objetivo ressaltar o trabalho realizado pelas mulheres nas gestões públicas.

O encontro, que acontece a cada dois meses, visa trocar experiências de tudo que é feito nos municípios que fazem parte desse projeto. Na ocasião, dez gestoras se reuniram para mostrar tudo que foi feito durante o ano de 2019 em seus municípios.

O município do Paulista foi representado pela secretária-executiva Bianca Pinho Alves. Graças ao trabalho que ela vem conduzindo na cidade, diversas oportunidades estão sendo oferecidas as mulheres do município. São diversos programas, como Maria da Penha vai Escola, Atuação pela Igualdade, Expofêmea e o mais recente é o Maria da Penha vai a Saúde. Esse conjunto de ações foi um dos motivos pelo qual o encontro aconteceu na cidade, possibilitando que todas as participantes pudessem entender e discutir melhor sobre os programas e tivessem condições de analisar a implantação em seus municípios.

Para a secretaria-executiva de Políticas para as Mulheres, Bianca Pinho Alves, esse fórum é mais uma oportunidade para garantir melhorias para as mulheres. “Hoje tivemos a oportunidade de receber essas gestoras para falar dos programas que temos aqui em Paulista. Esse é o momento em que temos para mostrar tudo de bom que já fizemos aqui e que ainda vamos fazer. Nesse encontro também é possível trocar diversas experiências que só fazem enriquecer ainda mais aquilo que já fazemos”, ressaltou a gestora.

“Me sinto muito feliz por fazer parte de um fórum tão importante quanto esse. Aqui em Paulista temos diversos projetos já em execução que são de extrema importância para o município. É necessário fazer políticas públicas para as mulheres, o trabalho desenvolvido por Bianca é de suma importância para que essas mulheres consigam se libertar do que faz mal a elas. O Maria da Penha vai à Escola e o Maria da Penha vai à Saúde são obras de extrema importância e tem que ser trabalhado sempre, para que juntos possamos mudar a realidade dessas mulheres” contou a delegada da mulher do Paulista, Fabiana Leandro.

Representando o prefeito Júnior Matuto, o chefe de gabinete, Francisco Padilha, que esteve presente na iniciativa, comentou a importância do fórum. “Nosso município é pioneiro no que se diz respeito a política para as mulheres. Existem diversos programas que visam melhorar o bem estar das mulheres do nosso município. Ter essa discussão aqui é muito importante, porque através de debates feito esse, podemos melhorar ainda mais as políticas para as mulheres não só aqui, como também em todo Pernambuco”, frisou o chefe de Gabinete.