Saúde |

No Paulista, ação na Praia do Janga mobiliza pessoas sobre a AIDS

Com o objetivo de reforçar ainda mais sobre à prevenção da Aids e das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), a Secretaria de Saúde do Paulista realizou, nesta quinta-feira (05), uma ação na Praça das Quatro Torres, na Orla do Janga. Na ocasião, foram entregues materiais educativos informando os sintomas e o tratamento, distribuição de preservativos e géis lubrificantes, além da realização de testagem de HIV e Hepatite.

De acordo com coordenador do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município, Guilherme Brito, durante todo mês de dezembro, a secretaria Municipal de Saúde vai percorrer a cidade levando essa ação. “Como a primeira mobilização sobre a AIDS, que aconteceu no Centro do Paulista, sentimos a necessidade de levar ela para as áreas mais distantes, por isso que hoje estamos aqui na área das praias para atingir esse público e conscientizá-lo’”, disse Guilherme.

Vale ressaltar que a secretaria de Saúde do Paulista possui o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que fica na Av. Rodolfo Aureliano, 714, na Vila Torres Galvão (próximo ao antigo Hospital Central, sentido Olinda da PE-15), onde é realizado o exame para descoberta do HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Sendo necessário apenas um furinho no dedo e em aproximadamente 30 minutos o usuário já fica sabendo do diagnóstico. A faixa etária para realização do procedimento é a partir dos 18 meses de idade, adolescentes e crianças até 13 anos, necessitarão da presença de um responsável ou autorização judicial. O horário de funcionamento é todas as terças e quintas, até 10h.

Confira a programação das ações durante o mês dezembro:

Turno

Testagem Saúde nos Bairros