Meio Ambiente |

Prefeitura realiza transplante de árvore no bairro do Janga

Na manhã desta sexta-feira (29.11), equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano Habitação e Meio Ambiente e da Secretaria de Serviços Públicos do Paulista, atuaram juntas na realização do transplante de uma árvore, conhecida como Castanhola, de um local para outro mais propício para seu desenvolvimento. A ação aconteceu na Praça das Quatro Torres, no Janga, e foi à segunda vez que o município realizou esse procedimento, que além de preservar o ambiente, valoriza a função ecológica da árvore.

Dentro dos planejamentos do município, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano Habitação e Meio Ambiente iniciou o Projeto Arbora, que visa cuidar da função social e ecológica da arborização urbana. Nas cidades, as árvores desempenham um papel muito importante na melhoria da qualidade de vida da população e do meio ambiente. Entre os benefícios, o bem estar das pessoas e efeito estético da cidade, a proteção contra o vento, a diminuição de poluição sonora, a redução de impacto da água da chuva, o auxílio na diminuição da temperatura e a preservação da fauna. Por isso, quando a árvore não está localizada em um lugar adequado, o ideal é que ocorra esse tipo de transplante.

Segundo o coordenador do Núcleo de Sustentabilidade Urbana do Paulista, Herbert Andrade, a preocupação da equipe é procurar fazer o transplante de uma árvore da maneira mais correta possível. “Quando identificamos que uma árvore possa estar em risco de queda, ou algo do tipo, analisamos, antes de uma retirada, a possibilidade de uma transferência, isso permitirá que a árvore adulta possa continuar a desempenhar sua função”, concluiu.