Saúde |

Pacientes do programa Mais Visão começam a realizar cirurgia de catarata no Paulista

Já começaram as cirurgias de Catarata dentro do Programa Mais Visão. Logo após os pacientes realizarem os exames pré-operatórios, com os encaminhamentos entregues no lançamento do programa, 15 dias atrás, os 25 primeiros beneficiários, entraram no bloco cirúrgico para realizar a cirurgia do primeiro olho.   A iniciativa é fruto de uma parceria da prefeitura do Paulista com o Centro de Visão de Pernambuco (Cevipe) e o Instituto de Olhos Fernando Ventura, local onde estão acontecendo as cirurgias.

Um dos contemplados com o programa é o aposentado Paulo Carneiro, obedecendo a uma ordem da lista de espera.  “Confesso que estou ansioso, mas eu creio que vai ocorrer tudo bem e eu vou enxergar melhor, mas isso tudo só está acontecendo, graças a Deus por conta desse programa”, comentou o paciente. Os demais que estão aguardando, serão acionados pela equipe de saúde para que seja iniciado o procedimento.

A aposentada Jaurinete Maria também estava aguardando pela cirurgia.  “Fomos muito bem atendidos e eu creio que esse programa vai continuar e que outras pessoas assim como eu serão contempladas”, afirmou a aposentada. Vale lembrar que na sequência, os pacientes receberam o colírio e os óculos de proteção, além do acompanhamento até a recuperação final.

De acordo com a secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, a expectativa é que 2,4 mil cirurgias sejam realizadas pelo programa durante um ano.  “A gente entende que esse programa vai mudar de fato a vida das pessoas. É muito emocionante a gente implantar uma política pública que dê um resultado tão imediato. Neste Natal, muita gente vai está enxergando bem e isso não tem preço”, concluiu a Secretária de Saúde do Paulista.