Serviços Públicos |

No Paulista, estudantes abraçam causa ambiental e transformam ponto de lixo em área verde

Um gesto que pode parecer muito simples como plantar uma flor pode mudar hábitos e ajudar a preservar o meio ambiente. Os alunos da Escola Municipal Heinz Hering, de Jardim Paulista Alto, abraçaram a causa e participaram na manhã desta sexta-feira (08.11), de mais uma edição do programa Lixo Vira Flor. Cerca de 50 estudantes transformaram um antigo ponto crítico de lixo localizado em frente à unidade escolar em uma área verde com mudas de plantas.

“Quando eu chegava à escola e via aquela quantidade de lixo aqui na frente. Eu me sentia triste. Porque estamos numa escola que é um lugar para ensinar e aprender. Eu ficava chateada e magoada porque a própria comunidade jogava o lixo. Quando eu fiquei sabendo dessa ação, fiquei feliz porque estou contribuindo com o nosso planeta”, disse a estudante Izadora Silva, do 9° ano.

“A gente já vem trabalhando a questão do desenvolvimento sustentável em sala de aula. A ideia é criar essa consciência de que precisamos cuidar do nosso planeta. Por que precisamos pensar no nosso futuro. Os alunos aceitaram positivamente e estão bem engajados com essa ação”, comentou a coordenadora da Escola Municipal Heinz Hering Mônica Lins.

“O que buscamos é conscientizar os moradores sobre a importância de não jogar o lixo em lugar inadequado. O tema também é trabalhado dentro das escolas com toda a comunidade escolar através da nossa política pedagógica voltada para a Educação Ambiental. Após essa conscientização, os alunos participam da aula prática e plantam  ao mudas no entorno das unidades escolares para simbolizar a nossa preocupação com a natureza”, enfatizou o secretário de Educação do Paulista Carlos Júnior.

A ação é promovida pela Secretaria de Serviços Públicos em parceria com a Educação. As mudas das plantas são doadas pela Sementeira Mundo Jardim, escolhidas pela paisagista, a partir das características do local onde serão plantadas. O principal intuito da ação é transformar em jardins as áreas indevidamente ocupadas por lixo e promover a conscientização ambiental entre as pessoas.