Direitos e Saúde da Mulher |

Inscrições prorrogadas para o curso de qualificação e formação cidadã para as trabalhadoras doméstica

Você, trabalhadora doméstica, que ainda não se inscreveu para o curso de qualificação e formação cidadã, fique atenta, pois, as inscrições foram prorrogadas até a próxima quarta-feira (9). As mulheres interessadas em participar do curso devem se dirigir até à sede da Prefeitura, na sala da Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres, munidas de documentos como: identidade, CPF e comprovante de residência.

O curso que é uma iniciativa do Governo do Estado visa capacitar esse público feminino para exercer seu trabalho de forma mais técnica, além de conhecer mais sobre as políticas públicas. Serão 120 vagas distribuídas para quatro municípios, Paulista está entre os municípios escolhido para essa primeira formação. Essa capacitação faz parte do projeto doméstica cidadã. Vale ressaltar que as alunas recebem auxílio deslocamento, lanche e cadernos paradidáticos com os conteúdos das aulas.

O curso tem duas etapas. Na primeira, o conteúdo é composto por noções de políticas públicas, legislação para o trabalho doméstico, gênero, raça, ética social e profissional. Na segunda, é feita a qualificação profissional, com aulas sobre normas de boas práticas de higiene, saúde, limpeza, cozinha, rouparia, cuidados com as pessoas, entre outros temas. O curso tem 80 horas, aproximadamente, três meses de duração.

A iniciativa é promovida pela Secretaria Estadual da Mulher, Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Pernambuco, Superintendência Regional do Trabalho (SRTE/PE) e Sindicato dos Empregadores Domésticos do Estado. As aulas serão ministradas pelo Instituto Ecos. Em caso de dúvidas, a Ouvidoria da Mulher de Pernambuco tem atendimento gratuito pelo telefone 0800 281-8187.