Segurança e Mobilidade |

Comitê se reúne para discutir redução de crimes no primeiro mês do programa “Em Frente Brasil”

Com o objetivo acompanhar e divulgar as ações do programa “Em Frente Brasil” neste primeiro mês de atuação no município do Paulista, o Comitê Gestor de Governança e Gestão se reuniu na manhã desta segunda-feira (30.09), no auditório do Ministério Público, no Centro do município. O encontro contou com representantes do sistema de segurança que atuam na cidade no enfrentamento a criminalidade violenta.

Durante a reunião, foram apresentados dados expressivos na redução homicídios, e crimes violentos contra o patrimônio, em apenas um mês de atuação da operação. Segundo o tenente-coronel Marcos Ramalho, do 17° BPM, o município registrou 160 crimes violentos contra o patrimônio no mês de setembro. Ainda segundo o militar, nenhum mês, desde o ano de 2014, havia registrado menos de 200 casos.

O número de homicídios também teve uma diminuição, sendo registrados três casos durante o mês de setembro. Os dados são acompanhados desde o ano de 2007 e somente em um mês de 2013 se viu algo semelhante a essa diminuição. Segundo o tenente, em comparação ao mês de agosto deste ano, houve uma redução de mais de 50%.

“Estes números representam um marco no esforço do Governo Federal, somado as forças do Estado e do município. Paulista já vinha em uma linha decrescente nos números de violência e com este implemento da Força Nacional, diante dos dados que já vínhamos acompanhando desde 2007, a atuação está sendo eficaz”, ressaltou o tenente Remalho.

Participaram da reunião representante da Força Nacional, do Ministério Público, das polícias civil e militar e do poder Judiciário. O secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista, Manoel Alencar, destaca a importância do Programa “Em Frente Brasil”, em parceria com as ações que a pasta já vem desenvolvendo no enfrentamento à violência.

“O município vem fazendo políticas de prevenção para que, integradas à atuação da Força Nacional, Paulista venha avançar. Nós capacitamos os policiais militares para implantar o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em todas as escolas. Temos também a patrulha Maria da Penha para combater a violência contra a mulher e o aplicativo Paulista Conectada, que denuncia o uso e o tráfico de droga, além da violência no município”, comentou o secretário.