Turismo |

Paulista sedia III Jornada Arqueológica do Litoral Norte

Uma parceria entre a Universidade de Pernambuco (UFPE) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura do Paulista reuniu estudantes da Rede municipal de ensino, professores e representantes da cultura e turismo da região na III edição do Jornada Arqueológica do Litoral Norte.  O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (20.09), no Espaço Multicultural Aurora, no bairro da Aurora.

A programação teve início com uma palestra ministrada pela Dra. Claudia Oliveira sobre a importância da história das Sesmarias de Jaguaribe – divisões políticas administrativas da colônia do Brasil, que previa a obrigatoriedade do uso e da exploração agrícola da terra. Claudia também discutiu sobre os estudos realizados através do Departamento de Arqueologia da UFPE sobre os sítios arqueológicos das cidades do Paulista, Igarassu e Abreu e Lima e ressaltou sobre o potencial destas cidades para o Estado de Pernambuco.

Os estudos deste patrimônio arqueológico, tem como objetivo compreender as sociedades passadas em seus diversos aspectos econômicos, social, cultural e religioso com base nos vestígios materiais encontrados. A pesquisa atual é realizada por meio do projeto ‘Arqueologia e Acessibilidade do Engenho Jaguaribe no Litoral Norte de Pernambuco: A Senzala’, aprovado junto ao Funcultura e Fundarpe.

“Nós estamos apresentando aqui todo este potencial que pode ser incluído para valorizar ainda mais a questão do turismo no litoral norte do Estado de Pernambuco. Nossa proposta é fortalecer, junto ao poder público, elementos para atração do turismo e desenvolvimento da região”, ressaltou Dra. Claudia Oliveira, do Departamento de Arqueologia da UFPE.

Ricardo Andrade, diretor de Cultura do Paulista, destaca a importância desta atividade para o desenvolvimento cultural da cidade. “Este evento traz um debate muito importante sobre as questões do patrimônio histórico e cultural da cidade. Um grupo de professores da UFPE está com este projeto de pesquisas arqueológicas aqui na região. Essa pesquisa reflete a preocupação acadêmica não apenas da universidade, mas o anseio de fazer um processo de integração com os poderes públicos constituídos” disse.

Palestraram no evento as mestres Vanessa Rodrigues, Emília Arnaldo e Ana Claudia Sales da UFPE, e o mestre Isaac Lopes, do Museu de Igarassu.