Saúde |

No Paulista, Idosos da comunidade de Jardim Velho, recebem o 30° polo do Saúde em Movimento

Uma série de hábitos saudáveis pode colaborar para uma terceira idade com mais qualidade, e um deles é a prática regular de atividades físicas. Baseado nisso, a Prefeitura do Paulista por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou nesta terça-feira (27), o trigésimo polo do programa Saúde em Movimento. Desta vez, os idosos que moram em Jardim Paulista Velho foram contemplados com a iniciativa. Na Praça Tancredo Neves, eles realizaram atividades físicas, aferiram pressão e ainda participaram de um café da manhã.

Segundo o coordenador da Saúde do Idoso do município, Valdir Santos, no processo do envelhecimento, os filhos se casam, vem à viuvez e isso tem a tendência muito grande do idoso ter uma depressão ou desenvolver alguma patologia. “A partir do Saúde em Movimento, ele começa a fazer atividade física e ter um convívio social constante com um determinado grupo de pessoas, criando ciclo de amizade no seu convívio, e isso acaba trazendo uma melhoria para aquele idoso”, concluiu.

A inauguração contou com a presença do prefeito Junior Matuto. Para ele, é uma grande satisfação em poder participar de mais uma abertura do polo do Saúde em Movimento.   “Mesmo com tantas dificuldades, o foco da prefeitura é exatamente fazer que Paulista seja uma cidade cada vez melhor para se viver com qualidade de vida, e o Saúde em Movimento é um desses ingredientes que a prefeitura disponibiliza para população, principalmente para os jovens de ontem, que são os nossos idosos”, frisou.

A princípio, cerca de 60 idosos serão beneficiados com as aulas e um deles é a moradora Maria das Graças, de 79 anos “Eu estava em casa sem praticar exercício físico e quando fiquei sabendo sobre a vinda do programa eu fiquei muito contente com a chegada do programa na minha comunidade”, comentou.

De acordo com a secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, os polos do Saúde em Movimento são custeados inteiramente   pelo município e a proposta é estender ele por toda cidade. “É importante ressaltar que a terceira idade, além de exames e consultas médicas, precisa ter a vida ativa, e para isso, a gente vem trabalhando na prática desses programas constantemente para que esses serviços atinjam os quatro cantos da cidade”, disse.

As atividades acontecerão todas as terças e quintas, a partir das 6h.  Os interessados em participar devem ir até a Unidade de Saúde da Família Elzanir Ferreira. Após a avaliação física e médica, o idoso estará apto a compor o grupo. Ao todo, o Programa Saúde em Movimento atende a cerca de três mil pessoas e conta com 29 polos espalhados por diversos bairros do Paulista, acolhendo maiores de 60 anos e oferecendo atividades físicas regulares, garantindo a qualidade de vida dos que vivem aqui.