Segurança e Mobilidade |

Dia do Soldado é comemorado no Paulista

A Praça Emílio Russel, em Maranguape I, sediou na manhã desta terça-feira (27), uma merecida homenagem aos soldados que lutam incessantemente pela defesa da família paulistense. O momento serviu para colocar em evidência o importante papel que esse agente de segurança têm na construção das políticas de enfretamento a criminalidade e a violência.

Celebrado oficialmente no dia 25 de agosto, o Dia do Soldado surgiu em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, mais conhecido como o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro. Passados 96 anos desde a instituição deste dia, os motivos para comemorar não param de crescer.

De acordo com Francisco Padilha, chefe de gabinete do prefeito Junior Matuto, a data é uma boa oportunidade para demonstrar carinho a quem coloca a própria vida a disposição dos munícipes. “Estamos aqui hoje para celebrar uma data muito especial, o Dia do Soldado. Esse profissional e, acima de tudo, ser humano, luta diariamente para manter a ordem pública no país, mesmo diante de tanta dificuldade que o Brasil apresenta”, destacou Padilha, citando alguns dos programas desenvolvidos pelo município para o fortalecimento da segurança pública.

A iniciativa contou com a presença de centenas de estudantes da Rede Municipal e Estadual. Na ocasião, alunos da Escola em Referência em Ensino Médio (EREM) Escritor José de Alencar fizeram uma apresentação de dança e ginástica em geral. Outra grande atração do evento foi a Banda da Polícia Militar de Pernambuco, que trouxe em seu setlist os hinos oficiais do município do Paulista e do estado de Pernambuco.

“É importante termos um olhar sensível perante esses profissionais que com bravura trabalham para garantir a segurança do nosso país. Aqui no município, os índices de criminalidade têm caído gradativamente e isso é fruto, acima de tudo, de um trabalho íntegro e responsável que vem sendo realizado pelas entidades de segurança que aqui atuam, incluindo, é claro, o 17º Batalhão da Polícia Militar”, salientou o Secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista, Manoel Alencar.

Para finalizar, o Tenente Gláucio do 17º BPM, responsável por tocar o programa de policiamento de aproximação no Paulista, o “Koban”, ressaltou que incentivar e dar suporte aos profissionais de segurança ajuda a fortalecer a continuidade do bom trabalho que já vem sendo desenvolvido. “Policiais são pais, mães, que saem de suas casas diariamente para enfrentar o grande desafio que é fazer segurança pública em país como o Brasil. Todo o suporte e reconhecimento vindo da população para com esse profissional, sem dúvida nenhuma, representa um incentivo essencial para que não exista desânimo no cotidiano”, concluiu.