Saúde |

Programa Prevenção para Tod@s oferece exames de testagem no Paulista

Para incentivar a população com exames que identificam as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), a Secretaria de Saúde do Paulista, em parceria com o programa Prevenção para Tod@s do Governo do Estado, realizou nesta quinta-feira (20), uma ação que contemplou mais de 100 pessoas. Durante a iniciativa, que aconteceu na Praça Agamenon Magalhães, localizada em frente à Prefeitura do Paulista, foram oferecidos exames gratuitos de testagem.

Pâmela Silva foi mãe recentemente e acha muito importante esse tipo de ação. “No momento, todo o país está voltado à questão da sífilis, porque a gente está tendo uma ressurgência desde 2015 em casos de sífilis congênita e na gestação causa muito aborto, e eu, como mãe, sirvo de incentivo para realizar o exame, tirando toda a preocupação”, disse.

O programa funciona através de um ônibus e ele percorre todo Estado de Pernambucano realizando testes de HIV e Sífilis. “Eu estava passando aqui na praça e vi o veículo, me informei e resolvi fazer, essa iniciativa me deixou muito grato”, comentou Leonardo Demétrio, despachante.

Segundo Guilherme Brito, coordenador do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município, a proposta veio da coordenação da DST do Estado e ações assim são muito importantes para os Paulistenses. “A Cidade já possui o centro para realizar esse tipo de exame e quando o programa vem para cá serve de reforço para o combate das Doenças Sexualmente Transmissíveis”, completou.

No Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) que fica na Av. Rodolfo Aureliano, 714, na Vila Torres Galvão (próximo ao antigo Hospital Central, sentido Olinda da PE-15), é realizado o exame para descoberta do HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Sendo necessário apenas um furinho no dedo e em aproximadamente 30 minutos o usuário já fica sabendo do diagnóstico.   A faixa etária para realização do procedimento é a partir dos 18 meses de idade, adolescentes e crianças até 13 anos, necessitarão da presença de um responsável ou autorização judicial. O horário de funcionamento é todas as terças e quintas, até 10h.

Além de oferecer os diversos serviços, o Centro de Testagem e Aconselhamento também oferece aconselhamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis, distribuição de preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante, realizações de testagem e palestras de orientação sobre IST/AIDS/HIV em unidades de saúde, CAPS, indústrias e CRAS.