Desenvolvimento Urbano |

No Paulista, moradores participam de audiência pública para construir plano de desenvolvimento da RMR

O município do Paulista sediará no dia 20 de Junho a Audiência Pública do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Recife – PDUI/RMR. Este programa do Governo do Estado está sob a coordenação da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem), vinculada à Secretaria de Desenvol-vimento Urbano e Habitação. Cabe aos municípios garantir a presença dos moradores, que devem contribuir com ideias ou sugestões para a construção de um plano de desenvolvimento da RMR, com menos desigualdades sociais e uma melhor qualidade de vida.

"As audiências públicas serão sempre abertas. Elas serão feitas inicialmente nos municípios como uma maneira de mobilizar e explicar para as pessoas qual a importância do PDUI e de qual forma a sociedade civil vai poder contribuir. Já na segunda rodada, serão audiências regionais, onde faremos discussões das propostas que serão colocadas no primeiro momento. Além disso, há uma etapa de seminários temáticos, onde serão discutidas as questões mais técnicas, para que, finalmente, realizemos um encontro para debater esses aspectos com a sociedade civil", comentou a presidente da Agência Condepe/Fidem, Sheillla Pincovsky.

O evento acontece no Bloco C da Faculdade Joaquim Nabuco, das 08h às 12h. O secretário de Desenvolvimento Urbano do Paulista, Robertinho Couto, explicou que o grande objetivo do evento é discutir problemas da região e planejar soluções. “Esse é um evento muito importante para a nossa região porque teremos como discutir de forma conjunta problemas que envolvem os municípios da RMR. Será uma ótima oportunidade para tratar de temas como turismo, resíduos sólidos, entre outros. A participação da sociedade civil vai ser muito relevante para a construção de soluções para esses desafios”, frisou.