Saúde |

Esteatose hepática: saiba o que é e como tratá-la

A esteatose hepática é uma doença originada pelo acúmulo de “gordura no fígado”, sendo uma das enfermidades mais conhecida pelo caráter silencioso, pois, não surgem sintomas para identifica-la, não havendo assim queixas sobre dores ou mal-estar, a pessoa vive anos sem se preocupar com o que se passa dentro do abdômen.

Considerada uma doença perigosa, a esteatose hepática é benigna, mas, em uma minoria de pacientes, pode evoluir para insuficiência hepática, mais conhecida como “cirrose”.

O surgimento desta doença, muitas vezes, é ocasionado em pessoas que possuem sedentarismo, que estão com excesso de peso ou fazem dieta desbalanceada, ocorrendo assim uma quantidade exagerada de glicose no sangue e com o passar do tempo o organismo resiste à insulina natural do corpo e essa sobrecarga de glicose vai parar no fígado. Em células do fígado, ela é transformada em um tipo de gordura.

Além de procurar uma consulta com um profissional em hepatologia, para diminuir esse acúmulo de gordura no fígado, é importante que a pessoa tenha uma alimentação saudável com dietas e exercícios físicos que fazem a pessoa perder peso. Esse emagrecimento, portanto, precisa ser gradual, fazendo com que as gorduras localizadas no abdômen sejam descartadas sob medida.