Meio Ambiente |

Campanha que estimula a entrega voluntária de animais silvestres é o destaque do último dia da Semana do Meio Ambiente

Animais silvestres criados sem autorização legal foram recebidos nesta quinta-feira (06.06) pela equipe da Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Paulista e da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), durante campanha de entrega voluntária, no Centro Administrativo do município, em Maranguape I. A iniciativa resultou na entrega de cágados, pássaros, entre outros bichos. A atividade foi o grande destaque do último dia da “Semana do Meio Ambiente”.

“Essa é uma campanha de entrega voluntária de animais silvestres, uma parceria entre a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e a Prefeitura do Paulista. É importante frisar que, segundo as leis de crimes ambientais, criar animais silvestres sem autorização é crime. Mas quem realizar a entrega voluntária desses animais não será penalizado, nem administrativamente, nem penalmente”, ressaltou a analista ambiental e gerente da Unidade de Educação Ambiental da CPRH, Érica Monte.

A gestora ainda explicou que realizar a entrega voluntária desses animais é um ato de amor. “As pessoas afirmam que por gostarem dos animais terminam aprisionando-os. Mas na verdade, muitas vezes, esses animais são criados em condições precárias, sem alimentação adequada, entre outras questões. Então, entrega-los de volta aos seus habitats naturais é o que realmente significa um ato de amor”, concluiu Érica.

Já o sec. executivo de Meio Ambiente do Paulista, Dimitri Teles, fez questão de informar para onde esses animais serão encaminhados após a entrega voluntária. “Estamos encaminhando esses animais ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), um equipamento do Governo do Estado que cuida e realiza a soltura desses bichinhos assim que eles apresentam condições de voltar a viver em seus habitats naturais”, destacou.

Se você está criando um animal silvestre em sua residência sem a devida autorização, procure o Centro Administrativo do Paulista, que fica localizado na Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves, nº 222, Maranguape I (antiga Av. Brasil). Mesmo após o final da campanha, a sec. executiva de Meio Ambiente do município continuará recepcionando as pessoas que estiverem dispostas a realizar a entrega voluntária desses bichinhos. Caso você deseje que uma equipe vá até a sua residência para fazer o recebimento do animal, disque o número 153 e explique a situação à Guarda Municipal.