Meio Ambiente |

No Paulista, Semana de Meio Ambiente traz palestra sobre plantas medicinais e plantio de verduras

“Abordamos neste encontro algumas orientações sobre alimentos naturais e nutritivos, além de instruções sobre os produtos industrializados e seus malefícios a saúde. O consumo do refrigerante e do suco em caixa, por exemplo, são tão nocivas à saúde e cada vez mais as pessoas os consomem, por isso, precisamos levar o conhecimento para elas e incentivá-las a terem uma vida saudável através de uma boa alimentação”, declarou Júlio Bento, 70 anos, aposentado, agricultor e um dos palestrantes no encontro sobre alimentação saudável e cultivo de plantas medicinais, que aconteceu na tarde desta terça-feira, no Centro de Administração da Prefeitura, em Maranguape I, no Paulista.

Estimulando o interesse nas pessoas que participavam da palestra, Júlio Bento, trouxe temas como, cultivo e alimentação de cenouras, beterraba, quiabo, maxixe, couve e alface, incentivando os demais, o plantio de alguns alimentos em casa sem o uso de produtos tóxicos.

O gestor ambiental da sec. executiva de Meio Ambiente do Paulista, Herbert Andrade, afirmou a importância do conhecimento sobre propriedades nutritivas de algumas plantas e hortaliças. “Viemos aprendendo ao longo da semana e hoje acompanhamos a vivência de como podemos nos alimentar melhor, conhecendo também os benefícios de algumas espécies, assim como, a Urtiga que é vista como uma grande vilã, porém, é uma planta medicinal incrível, bastante utilizada para auxílio do tratamento da artrite e reumatismo, pois possui nutrientes anti-inflamatórios”, disse.

Fazendo parte da semana municipal de Meio Ambiente, a palestra também contou com a presença de Ramos Francisco, técnico de Boas Práticas de Manipulação, Cultivo de Plantas Medicinais e Hortaliças, que na ocasião citou algumas plantas medicinais mais procuradas pelos munícipes do Paulista, como forma de prevenção ou tratamento de doenças. “A eficácia das plantas medicinais e hortaliças são comprovadas há bastante tempo e aproveitamos a oportunidade para instruir sobre o consumo desses bens naturais que muitas vezes passam despercebidos”, completou.

Ainda na solenidade, o colaborador Ramos Francisco, do Centro de Educação e formação em Medicina Popular – CEFOMP citou alguns exemplos de plantas e lambedores/xaropes importantes para o tratamento de enfermidades.

PLANTAS MEDICINAIS:

Artemísia – serve para tratar de infecção urinária feminina e acalmar os nervos;

Mulungu – ideal para tratamento de problemas psicológicos relacionados ao estresse, devido a sua ação calmante, tranquilizante e sedativa.

LAMBEDORES/ XAROPES:

Espinho Cigano – cuida de distúrbios e infecções que acometem os rins;

Angico – indicado para tratar tosses, coqueluche, problemas uterinos e doenças sexuais;

Chambá – ideal para o tratamento de inflamações e problemas respiratórios.