Educação |

Alunos do Paulista são premiados na final da nona edição do concurso Ler Bem

Considerando que o hábito de ler é capaz de aprimorar o aprendizado, estudantes da Rede de Ensino do Paulista participaram de um concurso de leitura nesta sexta-feira (31.05). O evento aconteceu no auditório do Bloco C da Faculdade Joaquim Nabuco, no Centro da cidade. Essa foi à nona vez que o projeto Ler Bem beneficiou alunos da Rede. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Associação Pernambucana e Distribuidores (ASPA).

Na ocasião, os estudantes leram um texto e foram avaliados pela mesa de jurados, composta pelos representantes da Academia de Letras do Paulista. O concurso selecionou os melhores leitores dos 4º anos do Ensino Fundamental, de todas as escolas da rede municipal de ensino.  Na manhã de hoje, foram 10 estudantes que participaram da competição, sendo três premiados.

A vencedora da etapa municipal foi a estudante Maria Helena, da Escola Irmã Assunta. A medalha de prata ficou com o aluno, Máximos Antônio, da Escola Marília Russel de Pinho Alves. Completando o pódio, o terceiro lugar ficou com, Júlia Gabrielle, que estuda na Escola Doutor Carlos Alves. Todos os finalistas foram presenteados com livros para dar continuidade ao aprimoramento da leitura. Enquanto os três primeiros colocados receberam medalhas e o primeiro lugar, um tablete.

Patrícia Oliveira, mãe da estudante Maria Helena falou da importância da leitura na vida das crianças e comenta sobre a iniciativa. “Ler é obter autoconhecimento, quando você ler, você se preparada para o futuro. Quanto mais você ler, mais você tem que aprender. A participação da Helena foi apenas um incentivo para os demais acreditarem que podem ir além e que a leitura vale a pena”, ressaltou.

Emanuel Souto, Secretário Executivo de Desenvolvimento Educacional do Paulista, comentou sobre a importância desse projeto. “Essa iniciativa só agrega valores aos nossos alunos e estimula o hábito da leitura. Após várias seletivas, hoje vamos conhecer o aluno que vai representar Paulista na fase regional. É importante incentivar a leitura, pois ajuda no aprendizado e consequentemente na formação dessas crianças”, finalizou.